Mais de 96 mil pessoas farão a primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) neste domingo (19). Realizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal.
Para verificar o local de prova, os participantes devem acessar o cartão de confirmação de inscrição no Sistema Enamed, com a senha do portal Gov.br.
O documento também serve como confirmação do número de inscrição, data e horários do exame, além de indicar se o participante contará com atendimento especializado ou tratamento por nome social, se o candidato assinalou esta opção no momento da inscrição.
Para poder fazer a prova, os participantes deverão apresentar documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. Conforme o edital do Enamed 2025, serão aceitos os seguintes documentos:
- Cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identificação fornecida por conselhos ou ordens de classe;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
- Carteira de Identificação Nacional (CIN);
- Documento digital com foto (e-Título, CNH, RG e CIN) apresentado em aplicativo oficial ou no Gov.br.
- Já os participantes estrangeiros deverão apresentar documento oficial, original e com foto, como o passaporte.
O exame terá 100 questões objetivas de múltipla escolha, com a mesma quantidade para cada uma das áreas da medicina abordadas (ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; e saúde coletiva e saúde mental).