Seja Bem Vindo - 14/03/2025 00:59

  • Home
  • Polícia
  • Apreensão de drogas na Amazônia Legal em MT cresce 57% e reforça rota do tráfico

Apreensão de drogas na Amazônia Legal em MT cresce 57% e reforça rota do tráfico

As apreensões de drogas na região da Amazônia Legal que corta Mato Grosso registraram um aumento expressivo em 2024, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O volume total de entorpecentes apreendidos subiu 57,32% em relação ao ano anterior, passando de 26.209 kg em 2023 para 41.232 kg neste ano.

115 kg de drogas, entre cocaína, pasta base e maconha, apreendidas em Pontes e Lacerda, pertencente a Amazônia Legal. Ilustrativa. (Foto: Polícia Civil)

O aumento reflete a posição do estado como uma das principais portas de entrada para o tráfico no Brasil. Segundo o Atlas da Violência 2024, cerca de 80% da cocaína e maconha que entram no país passam por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Drogas apreendidas em MT na Amazônia Legal

Os dados mostram que, em média, 113 apreensões foram feitas por dia em 2024 – um aumento significativo comparado às 72 apreensões diárias do ano anterior.

O total de ocorrências por tráfico de drogas também subiu 11,40%, passando de 4.087 casos em 2023, para 4.553 em 2024.

As apreensões de cocaína cresceram 19,55%, totalizando 23.697 kg em 2024 – contra 19.822 kg em 2023 -, o que equivale a 65 apreensões por dia.

Já a maconha teve um aumento ainda mais expressivo: 174,56% a mais que no ano passado, com 17.535 kg apreendidos, o que equivale a 48 apreensões diárias.

Governo amplia combate ao crime organizado

Diante da crescente violência associada ao tráfico, o Governo de Mato Grosso anunciou o fortalecimento das ações de repressão ao crime organizado. Dentre as ações adotadas pelo governo está a criação da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS).

A nova pasta tem como responsabilidade a implementação de ações de combate ao crime organizado e gerenciar a política estadual sobre drogas.

Além disso, o governo estadual criou quatro novas delegacias especializadas no combate às facções, instaladas em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop. Além disso, foram convocados mais de 300 novos agentes de segurança para reforçar as operações.

  1. Homem é encontrado espancado na Rodoviária de Cuiabá e morre

  2. Bar em frente à escola vende pinga sem controle de idade e é alvo de operação

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Nataly assume culpa, permanece presa enquanto que outros suspeitos são liberados

Montagem | Estadão Mato Grosso Montagem | Estadão Mato Grosso Nataly Helen Martins Pereira, autora…

Mural artístico em escola quilombola de MT destaca preservação ambiental e cultura local

A Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda, em Nossa Senhora do Livramento (a 42…

Ex-diretor da OMC: O consumidor americano que pagará pelas tarifas de Trump

Roberto Azevêdo, ex-diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), fez declarações contundentes sobre as…