Seja Bem Vindo - 15/10/2025 13:28

  • Home
  • Destaques
  • Comissão de Saúde fica com o PL e será presidida por Zé Vitor

Comissão de Saúde fica com o PL e será presidida por Zé Vitor

A Comissão de Saúde da Câmara elegeu nesta quarta-feira (19) o deputado Zé Vitor (PL-MG) como novo presidente. O colegiado é um dos mais cobiçados da Casa por causa dos recursos direcionados à área. O parlamentar foi eleito com 35 votos e três em branco.

“Temos que ser firmes e justos na fiscalização, temos que ser abertos e propositivos ao debate e determinados na construção de políticas públicas de saúde, ainda mais porque o Ministério da Saúde tem orçamento previsto para 2025 de mais de R$ 240 bilhões”, declarou o deputado após ser empossado.

De acordo o novo presidente, 35% do orçamento da Saúde deste ano será direcionado à atenção especializada. Ele defendeu que a comissão acompanhe a aplicação dos recursos.

A peça orçamentária, no entanto, ainda precisa ser votada pelo Congresso. O orçamento do Ministério da Saúde é o terceiro maior da Esplanada, atrás apenas da Previdência Social e do Desenvolvimento Social.

Em seu discurso, Zé Vitor também defendeu o fortalecimento de frentes parlamentares da área da saúde. Sobre o tensionamento das relações no colegiado, fez um apelo para que os deputados deixem “preconceitos e ofensas” de fora dos debates.

“Nós temos uma expectativa enorme com o fortalecimento das comissões. Isso é inclusive um compromisso do presidente Hugo Motta”, afirmou.

Na próxima semana, segundo Zé Vitor, o colegiado deve debater pendências sobre emendas das comissão. Ele propôs ainda a organização de um calendário anual para propostas de audiências públicas, vistorias técnicas e subcomissões temáticas.

A comissão foi a segunda pedida do Partido Liberal, que tem a maior bancada da Casa e, por isso, tem prioridade na escolha dos colegiados que quer comandar. A partilha do controle das comissões foi negociada durante semanas e definida na terça-feira (18) pelos líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O PL, que tem 92 deputados, também comandará as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Segurança Pública, Turismo e Agricultura.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vamos defender cortar gastos de Itaipu para baratear energia, diz Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (15) que o governo…

Deputado defende o programa “Responsabilidade Zero” de Mauro Mendes

O papel de um parlamentar é fazer leis; levar recursos para as comunidades com boas…

Amaggi e Inpasa encerram parceria que criava joint-venture em Mato Grosso

A Amaggi e a Inpasa anunciaram nesta terça-feira (14) o fim da formação de uma…