A Semana Santa segue até o próximo do dia 20, quando é comemorada a Páscoa, e com ela a tradicional procura por pescados e outros alimentos típicos para as ceias e comemorações. Para garantir uma experiência segura e econômica, o Procon-MT elaborou um guia completo com dicas para os consumidores.
Com o aumento dos preços dos alimentos, a primeira dica é economizar. Substitua produtos mais caros por opções mais acessíveis, compare preços de diferentes marcas e explore alimentos da estação e produtos regionais.
Que tal trocar o tradicional bacalhau por um delicioso peixe da culinária mato-grossense?
Antes de ir às compras, elabore um cardápio completo com base no número de pessoas e nos pratos escolhidos. Faça uma lista de compras detalhada para evitar gastos desnecessários e pesquise os preços em diferentes estabelecimentos, seja em panfletos, encartes promocionais ou na internet.
Confira os valores cobrados e guarde a nota fiscal. O prazo para reclamar de produtos não duráveis é de 30 dias, e para bens duráveis, 90 dias.

Na hora da compra
- Higiene em primeiro lugar: Observe a limpeza do local e se as embalagens estão em bom estado. Fuja de produtos com rótulos danificados.
- Validade e conservação: Confira a data de validade e siga as instruções do fabricante para armazenar e preparar os alimentos.
- Peixe fresco: Olhos brilhantes, carne firme, guelras vermelhas, escamas firmes e cheiro característico são sinais de qualidade.
- Produtos importados: Exija informações em português, incluindo dados do fabricante/importador, origem, validade, composição e registro.
- Pesagem: Acompanhe a pesagem ou peça para conferir o peso do peixe embalado.
- Produtos fracionados: Prefira os que são pesados e embalados na sua presença. Produtos já embalados costumam ser mais caros.
- Congelados: Evite produtos amolecidos ou com líquido acumulado. Balcões refrigerados não devem ter água, embalagens molhadas ou gelo em excesso.
- Enlatados e vidros: Não compre latas estufadas, amassadas ou enferrujadas, nem vidros com tampa danificada ou líquido estranho.
- Buffet: Pesquise referências, peça um contrato detalhado e desconfie de preços muito baixos.
Em caso de problemas, procure a unidade do Procon mais próxima, utilize o PROCON+ no aplicativo MT Cidadão, envie uma mensagem para o WhatsApp (65) 99228-3098 ou registre sua reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.