Seja Bem Vindo - 13/11/2025 10:31

  • Home
  • Destaques
  • ‘Veranico’ deve durar até terceira semana de maio no Centro-Sul do país

‘Veranico’ deve durar até terceira semana de maio no Centro-Sul do país

Um bloqueio atmosférico que ocasionou o chamado veranico na última semana, deve se intensificar nos próximos dias em todo o território nacional, resultando em tempo seco e temperaturas elevadas, principalmente no Centro-Oeste, interior do Sudeste e na região Sul.

Segundo a Climatempo, esse padrão típico de outono é caracterizado por vários dias consecutivos com ausência de chuva, céu aberto e temperaturas máximas acima da média, mesmo em pleno mês de maio.

“As maiores temperaturas devem se concentrar no Mato Grosso, onde os termômetros podem chegar a 34°C, além de valores elevados também no Mato Grosso do Sul, interior paulista, Paraná e Rio Grande do Sul”, apontou a agência climática.

Essa situação deve durar até a próxima quarta-feira (21), impedindo o avanço de frentes frias sobre todo o Centro-Sul do Brasil. As maiores temperaturas devem ocorrer durante as tardes, e as máximas podem ficar 5ºC acima da média de maio.

Apenas o sul gaúcho deve sair do padrão do veranico, em função da passagem de uma frente fria a partir desta segunda-feira (19).

“Essas instabilidades devem afetar apenas áreas pontuais do estado e não terão força suficiente para romper o bloqueio no restante do Centro-Sul. O norte do estado gaúcho segue quente como podemos observar pelo mapa”, confirmou a Climatempo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Atlas revela potencial estratégico de estoque de carbono na Bacia do Alto Paraguai

O Pantanal mato-grossense acaba de ganhar um novo destaque científico. Um estudo inédito sobre o…

saiu o calendário escolar da Reme para 2026

Por meio de edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (12),…

Deputados aprovam empréstimo de R$ 950 milhões para o Governo de MS

Em segunda votação, os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei 281/2025,…