Seja Bem Vindo - 26/06/2025 18:26

Servidores do IFMT paralisam atividades nesta quinta

Os servidores e servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de diferentes campi, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (26), em adesão ao Dia Nacional de Paralisação e Luta. A informação foi divulgada pelo Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

A mobilização, aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no último domingo (23), tem como foco a cobrança pelo cumprimento integral dos Acordos de Greve nº 10/2024 e nº 11/2024, assinados com o governo federal.

Servidores do IFMT paralisam atividades nesta quinta-feira (26). (Foto: Assessoria)

Entre as principais reivindicações dos docentes estão o retorno dos steps na carreira, a publicação da nova Resolução de Atividades Docentes (RAD), o fim do controle de frequência previsto no Decreto 1.590/95, e a valorização dos aposentados.

Já os técnico-administrativos em educação (TAEs) exigem medidas como jornada de 30 horas semanais sem redução salarial, reconhecimento de saberes e competências, e paridade de direitos entre ativos, aposentados e pensionistas.

Outro ponto de tensão é a rejeição à Reforma Administrativa, considerada pela categoria uma ameaça aos serviços públicos. Os servidores também reivindicam melhorias em temas como concursos públicos, pós-graduação, reconhecimento de títulos obtidos no exterior e democratização da Rede Federal.

Veja abaixo a lista de campi do IFMT com atividades paralisadas.

As paralisações atingem os seguintes campi do IFMT:

  • Cuiabá Octayde Jorge da Silva
  • Cuiabá Bela Vista
  • Várzea Grande
  • Confresa
  • Barra do Garças
  • Primavera do Leste
  • Alta Floresta
  • Sorriso
  • Lucas do Rio Verde
  • Juína
  • Campo Novo do Parecis
  • Tangará da Serra
  • Diamantino
  • Pontes e Lacerda
  • Reitoria do IFMT

Já os campi de Guarantã do Norte, Rondonópolis e Sinop decidiram, em assembleias locais, não aderir à paralisação, por motivos internos.

Segundo o Sinasefe, a luta é pela valorização da educação pública federal e do serviço público como um todo. O sindicato reforça que os acordos assinados em 2024 foram fruto da maior greve da educação federal dos últimos tempos, e cobrar o cumprimento desses compromissos é essencial para garantir direitos históricos da categoria.

  1. Dois senadores de MT votam contra aumento de cadeiras na Câmara

  2. UFMT alertou para erro técnico em obra de retaludamento no Portão do Inferno

  3. Cinemato 2025: Festival de Cinema bate recorde com 458 filmes inscritos

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Justiça de MT reconhece cobrança de royalties a produtores de Mato Grosso indevida 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, o recurso de apelação…

“Vigia Mais MT é modelo de integração e tecnologia que serve de exemplo para todo país”, afirma secretário nacional

Maria Klara Duque O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, afirmou que o…

Servidores do IFMT paralisam atividades nesta quinta

Os servidores e servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de diferentes campi, paralisaram…