Seja Bem Vindo - 07/07/2025 22:12

  • Home
  • Política
  • Assembleia anula convênio entre Estado e empresa de consignados em MT

Assembleia anula convênio entre Estado e empresa de consignados em MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso promulgou o decreto legislativo que suspende o convênio entre o governo do estado e a empresa Capital Consig, responsável pela gestão de empréstimos consignados para servidores públicos estaduais.

A medida foi publicada no Diário Oficial da Casa de Leis que circula nesta segunda-feira (07). O decreto legislativo, de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD), Julio Campos (União) e Max Russi (PSB), foi aprovado na Casa de Leis na semana passada.

A matéria foi promulgada pelo Legislativo de Mato Grosso e publicada no Diário Oficial da Casa de Lei desta segunda-feira (07). Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O convenio sustado foi assinado em julho de 2022, e permita que a empresa realizasse consignações em folha de pagamento dos servidores públicos estaduais para amortização de cartão de crédito consignado.
A Capital Consig vem sendo alvo de intensas críticas e denúncias por parte do funcionalismo público estadual e de entidades sindicais.

Em dezembro de 2024, o Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo de Mato Grosso (Sinpaig) protocolou representação acusando a empresa de fraudes, como diferenças entre os valores contratados e os efetivamente creditados, e falta de transparência nos contratos.

A empresa chegou a firmar mais de 12 mil contratos ativos, totalizando receita de R$ 11,8 milhões.

As denúncias de possíveis irregularidades fez com que a Secretaria de Gestão instaurasse uma investigação preliminar e suspendesse cautelarmente novas operações da empresa.
Uma força-tarefa também foi instituída com órgãos como Procon-MT, Ministério Público Estadual, Decon e Controladoria-Geral do Estado (CGE) para apurar o caso.

Em maio, o Ministério Público Federal requisitou que a Polícia Federal investigasse a empresa por suspeita de estelionato, fraude no sistema financeiro e publicidade enganosa.

Além disso, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) também instalou uma mesa técnica para apurar o endividamento dos servidores, apontando casos extremos de comprometimento salarial, que chegaram a 99% da renda, com mais de 20 mil servidores afetado.

  1. Contrato de empresa de empréstimos com o governo de MT é suspenso

  2. TCE-MT prorroga prazo para envio de contratos de consignados

  3. Consignados: TCE recebe contratos até 31 de julho

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Alimentação pode transformar comportamento de crianças autistas

As políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão discutidas, nesta…

Segunda edição da Feira da Agricultura Familiar movimenta Praça da República

Reprodução’ Alimento produzida pela Agricultura Familiar Reprodução’ Alimento produzida pela Agricultura Familiar A segunda edição…

saiu o resultado da 1ª chamada; confira agora

Os estudantes que se inscreveram no Prouni (Programa Universidade Para Todos) já podem conferir o…