Seja Bem Vindo - 13/07/2025 18:40

‘Tarifa dos EUA inviabiliza qualquer concorrência’, diz Acrimat

Os Estados Unidos é o segundo maior consumidor de carne bovina de Mato Grosso. Somente no primeiro semestre o país americano adquiriu 26,5 mil toneladas por equivalente carcaça (TEC), ficando atrás somente da China com 182,7 mil TEC. Na avaliação da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a imposição de uma tarifa de 50% ao Brasil “inviabiliza qualquer concorrência”.

Em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso, o presidente da entidade Oswaldo Pereira Ribeiro Junior afirma ser uma surpresa ver os Estados Unidos como o segundo maior consumidor da carne bovina do estado em 2025.

Foto: Israel Baumann/Cnala Rural Mato Grosso

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que em 2024 Mato Grosso enviou para o mercado externo 759,30 mil TEC. Na ocasião os Estados Unidos foi o terceiro maior importador com pouco mais de 39 mil TEC. No primeiro semestre de 2025 as exportações de carne bovina para o exterior somaram 368,8 mil TEC.

Conforme a Acrimat, a nova taxação dos Estados Unidos colocaria o preço da tonelada da carne bovina mato-grossense em cerca de US$ 8,6 mil, o que inviabilizaria a comercialização para aquele país.

“Essa carne que seria mandada para os Estados Unidos vai impactar no nosso mercado. Vai refletir em baixa no preço da arroba. Impacta a cadeia como um todo. Os frigoríficos estão preocupados e o produtor, como sempre a bomba estoura no lado mais fraco, vai sofrer esse impacto com maior força”, frisa o presidente da entidade à reportagem.

De acordo com Oswaldo Ribeiro Junior, a expectativa é que essa medida anunciada pelo presidente Donald Trump não entre em vigor e que “a diplomacia brasileira atue sem viés político e que se sente à mesa para negociar”.

“O que precisamos é isso. Que essas taxas, essas tarifas sejam suprimidas e que o bom senso prevaleça e que a gente consiga liberar esses produtos. Para o consumidor vai impactar muito pouco, mas para a arroba vai impactar bastante”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Medida de Trump pode ter efeitos profundos no campo e na mesa dos brasileiros, diz Aprosoja-MT

A tarifa de 50% a produtos brasileiros anunciadas pelo presidente Donald Trump, se implementadas a…

Nelore MT terá estação de carne com marmoreio no Festival Braseiro

Reprodução Dentre as 80 estações de churrasco na 14ª edição do Festival Braseiro, uma delas…

UFMS oferece mais 100 vagas em cursinho on-line com foco no vestibular

Disponibilizando mais uma turma, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abriu 100…