O ensino público de Cuiabá mais uma vez ficou abaixo da meta de alfabetização definida pelo Ministério da Educação. Em 2024, apenas 46% das crianças da rede municipal foram alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). A meta era de, no mínimo, 58%. No ano anterior, o índice foi de 53%, também abaixo do esperado.
Diante desses resultados, o telejornal MT1, da TV Centro América, quer ouvir a população: na sua opinião, qual a melhor alternativa para melhorar a educação em Cuiabá? Participe da enquete.
O nível de alfabetização é medido a partir de uma prova com 16 questões de múltipla escolha e 3 discursivas, que avalia habilidades básicas de leitura e escrita. Com o desempenho abaixo do ideal, a prefeitura vai aplicar aulas de reforço para tentar recuperar o aprendizado dos alunos.
Participe da enquete abaixo selecionando qual a melhor alternativa para melhorar a educação em Cuiabá. Compartilhe com os vizinhos e contribua com esse debate tão importante para o futuro da educação na capital.