Seja Bem Vindo - 07/08/2025 03:43

Produtividade média do algodão sobe em Mato Grosso

A produtividade média do algodão em Mato Grosso deverá ser de 302,99 arrobas por hectare na safra 2024/25. O volume representa um aumento de 2% em relação à projeção de julho e de 3,87% ante o ciclo 2023/24. A perspectiva decorre das chuvas tardias registradas no estado em maio e junho.

Em relatório de mercado de Oferta e Demanda divulgado nesta segunda-feira (4), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve a área plantada de algodão nesta safra em 1,52 milhão de hectares, incremento de 4,18% em relação ao registrado na temporada 2023/24.

O Instituto pontua que apesar do atraso na colheita, as perspectivas apontadas pelos cotonicultores mato-grossenses quanto a produtividade média é positiva. O estado havia colhido até o dia 1º de agosto pouco mais de 18% da área de algodão.

“Essa projeção se deve, sobretudo, aos efeitos positivos das chuvas tardias nas áreas de segunda safra, que favoreceram o bom desenvolvimento dessas lavouras”.

Com o aumento na estimativa da produtividade média da fibra, bem como a manutenção da área, espera-se uma produção de 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e de 2,85 milhões de pluma, aumento de 8,21% e 9,54% ante a safra 2023/24, respectivamente.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

LIDE Mato Grosso e ALMT reúnem especialistas em evento que discutirá futuro sustentável e crescimento do país

Cuiabá recebe nos dias 27 e 28 de agosto o Fórum de Sustentabilidade e Desenvolvimento…

Falta de transporte escolar deixa alunos sem aula na zona rural de Campo Grande

Centenas de alunos de ao menos duas escolas da zona rural de Campo Grande estão…

Moradores pedem referendo para barrar verba de R$ 4,4 mil em Mirassol D’Oeste

Moradores de Mirassol D’Oeste (MT) estão mobilizados contra a Lei Municipal que instituiu o pagamento…