O empresário Gustavo de Oliveira, em entrevista ao programa Nada Pessoal, do PNB Online, fez uma avaliação sobre os desafios que o Brasil precisa enfrentar para se modernizar e se tornar competitivo mundialmente em diversos setores. Um deles, a indústria nacional. “A indústria brasileira precisa de um choque de inovação. O mundo inteiro está discutindo novas estratégias industriais”, disse Gustavo, que é presidente do Atlântico – Instituto de Ação Cidadã.
Gustavo de Oliveira observou que, desde a revolução industrial, estamos passando pela maior transformação de matriz econômica no mundo. “Nós estamos saindo da economia do carbono para a economia do silício. Nós estamos digitalizando tudo no mundo inteiro. Veículos autônomos, moedas que não são mais impressas em papel – as criptomoedas, empresas que foram fundadas em uma garagem e valem bilhões de dólares porque vendem experiência, tecnologia, conceitos. E plantas industriais gigantescas atrasadas, emissoras de carbono, energia suja. Isso está acontecendo no mundo inteiro”.
O empresário defende que haja uma união de esforços entre empresários, sociedade e governo para que o Brasil avance em direção a um futuro promissor. “Não dá para, de uma hora pra outra, jogar fora todo o parque industrial que a gente tem. Mas a gente precisa discutir estratégias de transição. E é isso que eu entendo que é a grande falha do Brasil. A gente enxerga um futuro que está chegando com muita força, muita velocidade, mas não consegue se planejar e se adequar a esse futuro”.
Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo: