A Câmara Municipal de Sinop aprovou, durante a 35ª sessão ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (20) no plenário Jorge Abreu, cinco projetos de lei, cinco projetos de decreto legislativo, cinco moções de aplauso, dois requerimentos e 23 indicações.
Entre os projetos aprovados estão dois do Executivo municipal, ambos em primeira e única votação e regime de urgência. O Projeto de Lei 65/2025 ratifica a participação do município no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires. O Projeto de Lei 67/2025 autoriza o Executivo a realizar contratação temporária de excepcional interesse público na área da Saúde.
O vereador Dr. Marcos Vinícius teve aprovado, em primeira e única votação, o Projeto de Lei 143/2025, que autoriza o município a instituir a Política de Incentivo à Alimentação Saudável e à Agricultura Familiar na Merenda Escolar.
Os vereadores Zezinho Construtor, Dr. Marcos Vinícius e Rodrigo Gargantini tiveram aprovado, em primeira e única votação, o Projeto de Lei 145/2025, que promove alterações na Lei 1.209, de 1º de dezembro de 2009, que institui a Semana de Combate à Pedofilia no município.
O vereador Zezinho Construtor teve aprovado, também em primeira e única votação, o Projeto de Lei 151/2025, que autoriza o Executivo a criar uma unidade do Restaurante Popular no bairro Residencial das Acácias.
Os projetos de lei aprovados em plenário ainda dependem de sanção do prefeito Roberto Dorner para entrarem em vigor.
Os vereadores aprovaram cinco decretos legislativos concedendo títulos honoríficos e comendas. O vereador Toninho Bernardes teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 78/2025, que concede o Título de Cidadão Sinopense Honorário ao Ronan Leandro Borba.
O vereador Enio da Brígida teve aprovados quatro decretos: o Projeto de Decreto Legislativo 79/2025, que concede o Título de Cidadão Sinopense Honorário à Marlete Dacroce; o Projeto de Decreto Legislativo 80/2025, que concede o Título de Cidadão Sinopense Honorário ao João Marcato; o Projeto de Decreto Legislativo 81/2025, que concede a Comenda Colonizador Enio Pipino ao Tranquilo Pasuch; e o Projeto de Decreto Legislativo 82/2025, que concede a Comenda Colonizador Enio Pipino à Justina Wolfart. Todos foram aprovados em primeira e única votação.
Os vereadores aprovaram cinco moções de aplauso. A vereadora Vera do Jequitibás teve aprovada a Moção de Aplauso 79/2025 ao Fabiano Trindade, em reconhecimento aos serviços prestados à Secretaria Municipal de Saúde e à população sinopense ao longo de mais de duas décadas.
O vereador Hedvaldo Costa teve aprovada a Moção de Aplauso 81/2025 à Téva Estratégia Digital, representada por Junior Goffi, pelo trabalho no cenário empresarial e comunitário de Sinop.
O vereador Toninho Bernardes teve aprovada a Moção de Aplauso 82/2025 à loja Figueiras Materiais para Construção, pela entrega de brinquedos para crianças em vários bairros de Sinop.
O vereador Célio Garcia teve aprovadas duas moções: a Moção de Aplauso 83/2025 ao jornalista Fabiano Marques Machado, em reconhecimento à sua atitude ao interromper uma gravação jornalística para prestar socorro imediato a uma vítima de acidente; e a Moção de Aplauso 84/2025 à Karina Kelli Pedroso de Almeida, agente de serviços gerais no Residencial Nico Baracat, em reconhecimento à sua atitude de socorrer crianças e a mãe durante incêndio em um dos apartamentos do residencial.
O vereador Ademir Debortoli teve aprovados dois requerimentos. O Requerimento 55/2025 solicita informações sobre os valores anuais e mensais referentes ao transporte escolar. O Requerimento 56/2025 pede informações referentes à execução do Hospital Municipal.
Foram aprovadas 23 indicações de diferentes vereadores, solicitando ao Executivo municipal e a outras esferas de governo melhorias em diversas área