A UFMT Campus Sinop deu início, na minha de ontem, à XVI Mostra da Pós-Graduação e ao 33º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica com a palestra “Ética e Pesquisa em Inteligência Artificial: o desafio do nosso tempo”, ministrada pelo professor doutor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Marco Aurélio Kalinke. O evento reuniu acadêmicos, docentes e técnicos e também contou com a presença dos pró-reitores de Pesquisa, Bruno Araújo, e de Ensino de Pós-Graduação, Elizabeth Sá.
Durante a palestra, o professor destacou que o debate sobre inteligência artificial (IA) já ultrapassou a fase de aceitação. “A IA é uma realidade que não tem mais volta. Não faz sentido discutir se devemos usá-la ou não, mas sim como utilizá-la, quais cuidados devemos adotar e que possibilidades e problemas ela traz”.
Pesquisador da área de ensino, Kalinke coordena desde 2018 um macroprojeto que investiga os impactos do uso da inteligência artificial em processos educacionais e acadêmicos. “Eu trabalho com a IA aplicada — voltada a professores, pesquisadores, ambientes de aprendizagem. O foco é entender como essa tecnologia afeta a produção do conhecimento e a prática docente”.
Para o professor, um dos principais desafios do momento é lidar com a insegurança sobre o uso da IA. “Vivemos um ponto em que muita gente utiliza essas ferramentas, mas ainda com receio ou vergonha de admitir. Há quem esconda que usou, como se fosse um erro. O que precisamos discutir é ética — e não proibição. Existem comportamentos éticos e não éticos, mas o uso em si não deve ser encarado como algo errado”.
A palestra abriu oficialmente a programação dos eventos, seguem até sexta-feira (31). A comunidade acadêmica apresenta resultados de pesquisas e produtos tecnológicos desenvolvidos na instituição, além de participar de mesas-redondas, comunicações orais e atividades culturais.
Considerado o principal evento científico do campus, a Mostra tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido nos programas de mestrado e doutorado. Já o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica reúne trabalhos de graduandos.
 
								 
								 
								 
								 
								 
															 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
					