Com as provas do Enem 2025 concluídas neste domingo (16), candidatos que enfrentaram problemas logísticos, doenças ou desastres naturais poderão pedir a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (17). O prazo encerra no dia 21 de novembro.
A reaplicação atende participantes que tiveram a presença inviabilizada por situações previstas no edital, como problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou impactos de desastres naturais.
Há mais de duas décadas, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público pelo Sisu e também é usado no Prouni e no Fies.
Regras da reaplicação
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem solicitar nova data de prova os participantes que:
- Tiveram problemas logísticos, como atraso na abertura dos portões ou falhas no local de aplicação;
- Apresentaram doenças infectocontagiosas (como covid-19, dengue ou gripe forte), desde que comprovadas;
- Vivem em cidades afetadas por enchentes, tempestades ou outros desastres naturais;
- Enfrentaram situações excepcionais que, conforme o edital, inviabilizaram a participação.
O candidato só refaz a prova do dia em que foi prejudicado. Ou seja, se o problema ocorreu apenas no domingo, a reaplicação será apenas da segunda prova.
Quando será a reaplicação
As provas reaplicadas vão ocorrer nos dias 16 e 17 de dezembro, mesmas datas da aplicação para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL).
Como pedir
O pedido deve ser registrado diretamente na Página do Participante, com envio de documentação que comprove o motivo da ausência. O sistema ficará aberto:
De 17 de novembro até 21 de novembro, às 12h (horário de Brasília).
Enem segue como porta de entrada para universidades
Há mais de 20 anos, o Enem é o principal caminho para o ensino superior público por meio do Sisu e também é utilizado por programas como Prouni e Fies. Universidades públicas e privadas adotam a nota do exame como critério de seleção, integral ou parcial.
As notas individuais também são aceitas por instituições de ensino superior em Portugal, por meio de convênios com o Inep.
-
Enem 2025: Inep divulga gabarito oficial do 1º dia de provas
-
Candidata é surpreendida pelo namorado após prova do Enem em Cuiabá
-
2º dia do Enem 2025: professora ensina estratégias para bom desempenho