A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, colocou em funcionamento, nesta sexta-feira (28), às 12h, o sinal semafórico no cruzamento da avenida André Maggi com avenida dos Pinheiros. O ponto fica localizado no novo centro comercial da cidade e serve como ligação à centenas de bairros, incluindo os: Jardim Violetas, Residencial Carandá Bosque, Jardim dos Ipês e Jardim das Oliveiras.
O semáforo possui as seguinte programação de funcionamento: no horário compreendido entre 00h e 5h, o semáforo permanecerá em sinal amarelo, fixo, (intermitente) – o que significa que o fluxo está liberado sem controle por semáforo. No horário compreendido entre 5h e 9h, o tempo liberado para passagem será maior para quem circula em direção ao centro (maior demanda nesse tempo). Já no horário compreendido entre 17h e 19h, o maior tempo de passagem será para quem circula sentido centro/bairros – maior demanda no período.
O secretário da pasta, Wesney Sodré, esteve acompanhando o momento em que o sinal foi ligado e comentou que o objetivo é organizar o fluxo de veículos e promover segurança aos usuários das vias públicas de Sinop.
A implantação de semáforos em pontos críticos de Sinop, faz parte do Plano de Mobilidade Urbana em vigor no município. Sodré esclarece que a intenção é dar sequência a esse tipo de instalações e melhorar a vida dos condutores. “A intenção é implantar muitos pontos semafóricos em todo o município, objetivando fazer melhor o controle desse fluxo, proporcionar mais segurança aos usuários e, lógico, diminuir esses números de acidentes que, infelizmente, ainda é muito alto no município”, comentou.
A Secretaria de Segurança e Trânsito realizou um estudo técnico, em novembro, que balizou a escolha pelo local como prioridade no investimento. O resultado foi que, por ser uma rota de acesso a diversos bairros e a principal – daquela região -, ao centro da cidade (permitindo a chegada dos moradores aos locais de trabalho) a concentração de veículos automotores no cruzamento era gigantesco e o controle do fluxo por meio simples, já não era suficiente.
O estudo computou a circulação de 7.973 veículos (motos, carros, caminhões, carretas e afins) somente em duas horas de observação – compreendido entre 6h20 e 7h20 e, também, das 17h20 e 18h20. Um volume muito grande para o controle por meio de rotatória ou cruzamento seco – surgindo a necessidade de um sinal semafórico eficaz.