Começa na próxima sexta-feira (5) o prazo para pré-matrículas dos novos alunos dos Centros de Educação Infantil e das Escolas Municipais de Dourados. Elas devem ser feitas, preferencialmente, por meio deste link no portal da Prefeitura de Dourados.
Mas também haverá atendimento presencial no auditório da Prefeitura de Dourados, localizado na Rua Coronel Ponciano, 1700, Parque dos Jequitibás, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, além das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, das 7h30 às 13h30.
Datas da pré-matrícula
O primeiro período de pré-matrícula segue até o dia 16 de janeiro de 2026. Em seguida, ocorre a primeira designação, marcada para 19 de janeiro de 2026. A efetivação da matrícula no CEIM e na unidade escolar ocorrerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro de 2026.
O segundo período de inscrição será de 20 a 23 de janeiro de 2026, e a segunda designação ocorrerá em 26 de janeiro de 2026. A efetivação da matrícula no CEIM e na unidade escolar ocorrerá nos dias 27, 28, 29 e 30 de janeiro de 2026.
O candidato deverá, obrigatoriamente, indicar as opções de Centro de Educação Infantil Municipal ou Escola Municipal de sua preferência, bem como o ano que irá cursar. Para as instituições conveniadas, a matrícula só será disponibilizada pela Central de Matrícula após a celebração do respectivo Termo de Colaboração.
A designação de estudantes obedecerá, respectivamente, à seguinte ordem de critérios para o Centro de Educação Infantil Municipal:
a) crianças em situação de abandono, de risco social e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas;
b) crianças de família de menor renda, devidamente comprovada;
c) filhos de pai e mãe que trabalham;
d) estudante que tenha irmão estudando na mesma unidade escolar;
e) filho de doador de sangue, comprovadamente.
A designação de estudantes nas escolas municipais obedecerá, respectivamente, à seguinte ordem de critérios:
a) criança ou adolescente vítima de violência doméstica e/ou familiar;
b) estudante que tenha irmão estudando na mesma unidade escolar;
c) filho de doador de sangue, comprovadamente.
Rematrícula
Já o período de rematrícula segue até o dia 15 de dezembro, conforme o calendário escolar do ano de 2025, e se refere àqueles alunos já inseridos na Rede Municipal de Ensino na respectiva Unidade Escolar e que foram aprovados sem a necessidade de exame final.
O requerimento de matrícula ou rematrícula será assinado pelos pais ou responsáveis, assegurada a permanência do estudante na mesma unidade escolar em que concluiu o ano letivo, independentemente de aprovação ou reprovação, exceto por escolha em contrário dos pais ou responsáveis.