Depois de 13 anos sem realizar o desfile cívico de 7 de Setembro, o município de Várzea Grande voltou a celebrar o Dia da Independência com um evento especial na tarde deste domingo (7), na tradicional Avenida Couto Magalhães.
A programação, preparada pela prefeitura, reuniu escolas, forças de segurança, fanfarras, instituições sociais e atraiu grande público, que acompanhou com entusiasmo as apresentações.
(Foto: Matheus Guimarães e André Luís)
A abertura foi feita com um sobrevoo da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que cruzou os céus da cidade e deu início à cerimônia. Em seguida, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entraram na avenida, simbolizando o trabalho de segurança nas rodovias federais que cortam o estado de Mato Grosso.
Forças de segurança e educação marcaram presença
A Banda Municipal de Música de Várzea Grande deu tom solene ao evento, que também contou com a participação de policiais militares, celebrando os 190 anos da corporação em Mato Grosso. O Corpo de Bombeiros desfilou com viaturas e equipamentos, além da vibrante apresentação dos bombeiros mirins, que encantaram o público.

As escolas municipais e estaduais também marcaram presença com fanfarras e alunos uniformizados, celebrando valores cívicos e reforçando o papel da educação na construção da cidadania. Um dos destaques foi o desfile do Centro de Equoterapia, que apresentou o trabalho realizado com cavalos para auxiliar no desenvolvimento motor, emocional e social de crianças com deficiência. O serviço é oferecido gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade.
População compareceu em peso e desfile superou expectativas
A prefeita Flávia Moretti (PL) comemorou o sucesso do desfile, destacando a grande participação popular, mesmo sendo realizado em um domingo à tarde — diferente de Cuiabá, onde o evento ocorreu pela manhã.

(Foto: Matheus Guimarães e André Luís)
“Eu estava receosa porque foi num domingo, mas a população se animou. Os pais e professores estavam animados, então deu tudo certo. Superou nossas expectativas”, declarou.
A programação do feriado ainda contou com apresentações musicais, incluindo shows com música gospel, marcando o encerramento das comemorações da Independência no município.

Fim de ano sem grandes festas
Durante o evento, a prefeita também adiantou informações sobre as comemorações de fim de ano. Flávia Moretti afirmou que o Réveillon deste ano não terá grandes festas públicas, principalmente por questões econômicas. No entanto, garantiu que o Natal será celebrado com foco no comércio local, como forma de incentivar a economia e apoiar os empreendedores da cidade.
-
Prefeito destaca soberania do Brasil durante desfile cívico em Cuiabá
-
Brasil soberano: Lula abre tradicional desfile de 7 de setembro em Brasília