Seja Bem Vindo - 09/05/2025 14:34

  • Home
  • Destaques
  • Aprosoja rebate Fávaro e critica baixa articulação com Congresso

Aprosoja rebate Fávaro e critica baixa articulação com Congresso

O presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), Lucas Beber, rebateu o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) e afirmou que falta ao Governo Federal articulação para negociar com o Congresso Nacional.

 

Sabemos que a dívida no nosso país tem crescido cada vez mais e o Congresso tem essa preocupação com a responsabilidade

A declaração foi dada em entrevista à rádio Vila Real após o dirigente ter sido questionado sobre a fala do ministro sobre a suspensão do Plano Safra.

 

Fávaro disse que a suspensão da concessão de financiamentos do Plano Safra, anunciada pelo Governo Federal na última semana, era culpa da “falta de compromisso” do Congresso Nacional, por não ter votado o orçamento do Governo Lula (PT) para o ano de 2025.

 

“Por outro lado, também, os parlamentares reclamam do aumento de gastos do Governo, onde não se chegou a uma negociação para aprovação do orçamento. Sabemos que a dívida no nosso país tem crescido cada vez mais e o Congresso tem essa preocupação com a responsabilidade”, afirmou Beber.

 

“Então, falta comprometimento do Executivo para reduzir os custos e articulação para negociação com o Congresso”, acrescentou.

 

Em nota na semana passada a entidade alertou que a suspensão do financiamento aos produtores gera insegurança e é uma medida contraditória, já que o país passa por um momento de inflação em alta.

 

De acordo com a associação, o crédito rural do Plano Safra garante que produtores tenham acesso a recursos para custear as lavouras, investir em tecnologia e manter a competitividade no mercado nacional e global. Sem esse apoio, muitos produtores podem enfrentar dificuldades para financiar suas operações.

 

“Nós temos que lembrar que essa decisão de suspender o Plano Safra, por se tratar de políticas públicas garantidas pela Constituição, não pode ser feita de forma monocrática pelo Executivo. Ou seja, deveria ter um alinhamento com o parlamento para haver essa suspensão”, disse o presidente.

 

Bancada ruralista

 

Questionado se a bancada ruralista teria falhado, Beber negou, defendeu os parlamentares e responsabilizou o Executivo pela falta de acordo a respeito do orçamento.

 

“Não, de forma alguma. Volto a falar, é essa articulação do Executivo, o Executivo tem se mostrado difícil, do que acompanhamos no noticiário, nas negociações com o Congresso. […] Acredito que o Executivo é centralizado, então é mais fácil negociar. O Congresso sim tem toda essa capilaridade em nível nacional, mas bastava um lado concordar que chegaria a um acordo e o Executivo não chegou.”

 

Leia mais:

 

Governo Lula suspende Plano Safra e põe produção em risco

 

Aprosoja: decisão provoca insegurança e pode elevar a inflação

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Inscrições para Clube de Ciências são prorrogadas até 19 de maio

Estudantes de Mato Grosso do Sul que desejam participar do projeto Clube de Ciências ganharam…

Senadores de MT estão na Itália durante anúncio do novo papa

Os senadores de Mato Grosso, Margareth Buzetti (PSD) e Wellington Fagundes (PL), estão em missão…

Ilze Scamparini fez “pegadinha“ com Pelé na Copa do Mundo de 1990

Destaque na cobertura da eleição do papa Leão XIV, a jornalista Ilze Scamparini, correspondente da…