Seja Bem Vindo - 14/03/2025 15:13

  • Home
  • Política
  • Brasileiros deportados dos EUA podem receber auxílio emergencial

Brasileiros deportados dos EUA podem receber auxílio emergencial

Um projeto de lei que propõe a criação de auxílio emergencial para os brasileiros deportados de países estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, foi apresentado pela deputada Talíria Petrone (PSol) à Mesa Diretora da Câmara de Deputados do Rio de Janeiro, nessa terça-feira (4).

Deputada propõe auxílio emergencial para brasileiros deportados. (Foto: Divulgação/Casa Branca)

Segundo o PL194/2025, o auxílio será destinado para repatriados forçados, ou seja, cidadãos brasileiros deportados ou expulsos de outros países a partir de 20 de janeiro deste ano, com o objetivo de “garantir condições mínimas para sua reinserção social e econômica no Brasil”.

Conforme a proposta, funcionários públicos ou cidadãos que tenham retornado de países estrangeiros com fonte de renda a partir de um salário mínimo não terão acesso ao benefício.

O auxílio será de um salário mínimo por família (R$ 1.518), entregue pelo período de 12 meses, a partir da data de concessão.

O texto ainda revela que mais de 7 mil brasileiros já foram deportados dos Estados Unidos desde 2020, segundo levantamento da Polícia Federal.

Talíria Petrone (PSol), deputada responsável pelo projeto de lei. (Foto: Câmara do Rio de Janeiro)
Talíria Petrone (PSol), deputada responsável pelo projeto de lei. (Foto: Câmara do Rio de Janeiro)

Atualmente, cerca de 230 mil brasileiros vivem em situação ilegal em terras americanas e podem ter suas realidades afetadas com o novo governo de Donald Trump, afirma o projeto de lei.

“O Estado brasileiro tem a responsabilidade de oferecer suporte a essas pessoas, assegurando que possam reconstruir suas vidas com segurança e estabilidade, minimizando os impactos socioeconômicos da repatriação forçada e promovendo sua reintegração digna à sociedade”, cita a deputada na proposta.

Deportações dos EUA

Após reassumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump iniciou uma política de identificações, prisões e deportações de mais de 538 imigrantes no país.

Segundo o Itamaraty, o primeiro voo com cerca de 88 brasileiros deportados chegou a Belo Horizonte no dia 24 de janeiro.

  1. Selena Gomez chora por deportados dos Estados Unidos, mas apaga vídeo em seguida

  2. Brasileiros deportados dos EUA chegam a Manaus algemados e com pés acorrentados

  3. Trump, frases e momento

  4. Village People: como um ‘hino gay’ virou símbolo da posse de Trump

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“Não fui malandro“, diz Sergio Mallandro ao relatar assalto em SP

O humorista Sergio Mallandro foi assaltado, na tarde de quinta-feira (13), na porta de um…

Intenção de consumo das famílias cai 1,4% em março, revela CNC

As incertezas no cenário macroeconômico mantiveram em março o processo de queda dos últimos seis…

Mãe de Gugu Liberato é internada aos 95 anos com suspeita de AVC

A mãe do apresentador Gugu Liberato (1959-2019), Maria do Céu, foi internada no Hospital Israelita…