A Primeira Delegacia de Sinop deflagrou hoje a Operação– “Carta Contemplada”, que resultou no desmantelamento de uma organização criminosa especializada em vender consórcios fraudulentos na cidade e região. O grupo enganava vítimas oferecendo consórcios supostamente já contemplados, prometendo liberação imediata de crédito.
Segundo a Polícia Civil, os golpistas iludiam as vítimas afirmando que, ao pagar um valor determinado, a contemplação estaria garantida — algo inexistente em consórcios legítimos, que só são contemplados por meio de sorteio ou lance.
Os criminosos ainda alegavam que, com esses consórcios falsamente contemplados, as vítimas poderiam comprar a casa própria, e realizar outros projetos, reforçando a falsa sensação de oportunidade imperdível.
De acordo com a investigação, as vítimas entregavam quantias altas como entrada, acreditando estar fechando um negócio seguro. Contudo, o grupo embolsava cerca de 90% do valor pago, não fornecia qualquer carta de crédito e não possuía vínculo com nenhuma administradora oficial de consórcios.
