Seja Bem Vindo - 12/03/2025 06:56

  • Home
  • Política
  • CNMP rejeita ação de Emanuelzinho e Deosdete segue no TJMT

CNMP rejeita ação de Emanuelzinho e Deosdete segue no TJMT

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) rejeitou, por unanimidade, nessa sexta-feira (28), o pedido do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), que tentava barrar a nomeação do ex-procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

CNMP rejeita ação de Emanuelzinho e Deosdete segue no TJMT. (Foto: Reprodução)

A ação apresentada pelo parlamentar questionava a isenção na escolha de Deosdete para a vaga destinada ao Ministério Público pelo Quinto Constitucional.

Emanuelzinho sustentava que havia possível parcialidade no processo, alegando que Deosdete seria aliado do governador Mauro Mendes (União Brasil), responsável por definir o nome entre os três indicados na lista tríplice elaborada pelo TJMT.

Além disso, o deputado apontava supostas irregularidades cometidas por Deosdete durante sua gestão como chefe do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

A representação argumentava que, ao longo de sua atuação como procurador-geral, Deosdete teria tomado decisões administrativas com o objetivo de se beneficiar politicamente e se credenciar para o cargo de desembargador.

Entre as alegações, estavam possíveis interferências na escolha de membros do MP e favorecimentos internos. Emanuelzinho também mencionou que Deosdete teria deixado de concorrer à reeleição no MPMT justamente para manter seu caminho livre para o Tribunal de Justiça.

Apesar dessas acusações, o CNMP não viu elementos suficientes para validar o pedido e decidiu pelo arquivamento do caso.

Nomeação e posse

No dia 27 de fevereiro, antes mesmo do arquivamento do pedido de Emanuelzinho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso definiu a lista tríplice para a vaga de desembargador.

Deosdete Cruz Júnior foi o mais votado, com 32 votos, seguido por Marcelo Caetano Vacchiano, com 30, e Milton Pereira Merquiades, com 21.

No mesmo dia em que teve o nome confirmado na lista, Deosdete foi escolhido pelo governador Mauro Mendes para ocupar o cargo. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, e, com o arquivamento do pedido no CNMP, ele pôde assumir a função sem impedimentos.

A solenidade de posse do promotor de Justiça será na próxima sexta-feira (7 de março), às 9h, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

  1. Veja lista de escolas em MT que irão se tornar cívico-militares

  2. Deosdete Cruz é nomeado como novo procurador-geral de Justiça de MT

  3. Deosdete Cruz Júnior é eleito primeiro nome para comando do MPMT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Prefeita de Várzea Grande sanciona lei que cede ‘antigo Fórum’ à Câmara de Vereadores

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a Lei nº 5.374/2025, que autoriza…

Professor de vôlei é preso por assediar alunos adolescentes em Rondonópolis

A Polícia Civil prendeu preventivamente um professor de vôlei de 49 anos, acusado de assediar…

Lançada Escuta Nacional de Professores que ensinam Matemática

Com o objetivo de levantar insumos que possam orientar a definição de ações e estratégias…