O número de casos de dengue em Colíder, praticamente “explodiram” no mês de janeiro e continua subindo no mês de fevereiro. A secretaria municipal de Saúde confirmou que Colíder está vivendo uma epidemia de dengue. A última vez que Colíder chegou a um nível tão alarmante da doença foi em 2009.
O período chuvoso aumentou a incidência da proliferação do mosquito transmissor da doença, assim como em vários municípios de Mato Grosso.
De acordo com dados repassados pela secretaria municipal de Saúde, de 01 de janeiro a 08 de fevereiro, foram notificados 341 casos suspeitos de dengue, sendo que 78 já foram confirmados. Também já foram confirmados, 29 casos de febre Chikungunya.
O prefeito Rodrigo Benassi determinou que as ações de prevenção sejam intensificadas. A secretária de Saúde Mara Lemos destacou que todas as ações que competem ao município estão sendo feitas. “Visitas dos agentes de endemias, reuniões, monitoramento dos casos, acolhimento dos pacientes doentes, agentes de endemias fazendo o bloqueio nas casas onde os casos são identificados (o popular fumacê). Também está sendo feito o mutirão de limpeza em toda a cidade para diminuir o acúmulo de água”, disse ela.
A secretária ressalta ainda que o mais importante é a conscientização da população quanto à eliminação dos criadouros do mosquito.
“A Saúde vai atender os pacientes doentes mas para controlar o mosquito, depende da adesão da população. Os moradores precisam olhar suas calhas, caixas de água, vasinhos de plantas, qualquer coisa no quintal que possa estar acumulando água”, pontuou Mara.