Estão abertas as inscrições para o 5º Curso de Intervenção Prisional e Escolta, que visa a formação de 60 novos Policiais Penais em Mato Grosso do Sul.
O edital foi publicado pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025.
As inscrições podem ser feitas através deste link.
Sobre o Curso
O curso pretende selecionar 51 homens e 9 mulheres para integrar o Comando de Operações Penitenciárias.
As inscrições estarão abertas de 10 a 28 de fevereiro de 2025, e a convocação dos selecionados será realizada segundo a necessidade do sistema penitenciário.
As aulas estão previstas para ocorrer de 16 de junho a 7 de julho de 2025.
Requisitos
Os candidatos devem ser Policiais Penais voluntários e apresentar uma série de documentos, incluindo certificados de cursos específicos e laudos médicos.
Processo Seletivo
O processo de seleção será dividido em várias fases:
- Exame Médico: verificações de saúde e exames clínicos são eliminatórios.
- Teste de aptidão física: esta fase é tanto eliminatória quanto classificatória, avaliando a capacidade física dos candidatos.
- Aptidão Mental: avaliação psicológica para verificar o perfil adequado do candidato.
- Curso de capacitação: O candidato deve obter notas mínimas nas avaliações teóricas e práticas, além de garantir presença integral no curso, que será em regime de internato.
Os candidatos aprovados precisarão assinar um Termo de Compromisso, que inclui a responsabilidade por custos pessoais durante o curso e a aceitação das condições estabelecidas no edital.
Além disso, os selecionados precisam levar materiais específicos como que vão de saco de lixo à pomada de assaduras.
Veja aqui o edital completo.