Seja Bem Vindo - 23/10/2025 09:15

  • Home
  • Geral
  • Elefanta Pupy resgatada na Argentina chega ao Santuário em Chapada

Elefanta Pupy resgatada na Argentina chega ao Santuário em Chapada

Após 2.690 km de viagem, a elefanta africana Pupy chegou nesta sexta-feira (18.04) ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães. Após décadas vivendo em cativeiro no antigo zoológico de Buenos Aires, hoje Ecoparque, a fêmea de cerca de 40 anos foi trazida para Mato Grosso e já está acomodada em um setor do Santuário.

A viagem seguiu o mesmo trajeto feito por Mara, outra elefanta transferida da capital argentina para o santuário em 2020.

(Foto: SEB / Divulgação)

De acordo com o SEB, Pupy foi levada da África para a Argentina ainda jovem, no início dos anos 1990. No zoológico portenho, conviveu por mais de três décadas com a elefanta Kuky, que morreu em outubro do ano passado. Desde então, Pupy vivia sozinha. O santuário brasileiro será seu lar definitivo e o primeiro onde terá espaço e ambiente natural para retomar comportamentos típicos de sua espécie.

Pupy será a primeira elefanta africana a ocupar o habitat destinado a fêmeas africanas no SEB, embora em breve ela deva receber mais companhia. A previsão é que Kenya, outra elefanta africana também resgatada, chegue ao santuário nos próximos meses. Segundo os especialistas, os elefantes são animais altamente sociais e o convívio com outros da mesma espécie é fundamental para seu bem-estar.

Mais sobre o SEB

O SEB abriga hoje cinco elefantes asiáticos resgatados de diferentes situações de cativeiro. Instalado em uma área de 1.200 hectares de vegetação preservada na Chapada dos Guimarães, o santuário foi inaugurado em 2016, após anos de planejamento e negociações com autoridades brasileiras. É o único da América Latina dedicado exclusivamente à espécie.

O local não é aberto à visitação pública. A proposta é dar aos elefantes um espaço de recuperação física e emocional, livre da exposição à qual foram submetidos ao longo da vida. A presença constante de visitantes, segundo a equipe do SEB, poderia comprometer o processo de readaptação dos animais a uma vida mais próxima da natureza.

Confira no vídeo abaixo:

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Entre fé e números, o produtor de Mato Grosso planta esperança, mesmo no limite

A safra 2025/26 começa em Mato Grosso sob forte tensão. A falta de crédito, somada…

Caixa d’água desaba em escola de Tabaporã e interrompe aulas

Um acidente por pouco não terminou em tragédia nessa terça-feira (21) na Escola Estadual Francisco…

Prefeito de Mirassol D’Oeste vai à Justiça após ataque a casamento

O prefeito de Mirassol D’Oeste, Héctor Álvares Bezerra, usou as redes sociais, nesta quarta-feira (22),…