Seja Bem Vindo - 02/07/2025 03:41

  • Home
  • Geral
  • Encontro do TCE-MT aborda importância do orçamento na promoção da igualdade de gênero

Encontro do TCE-MT aborda importância do orçamento na promoção da igualdade de gênero

Facilitador, secretário-adjunto do Orçamento Estadual da Sefaz-MT, Ricardo Roberto Almeida Capistrano.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu, nesta quarta-feira (9), o segundo encontro da capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher”, que se debruçou sobre as políticas públicas direcionadas às mulheres no estado. O evento teve como objetivo discutir como o orçamento público pode ser um instrumento eficaz na promoção da igualdade de gênero na sociedade mato-grossense.

Facilitador do encontro, o secretário-adjunto do Orçamento Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), Ricardo Roberto Almeida Capistrano, destacou a relevância da iniciativa. “É fundamental discutirmos a perspectiva de gênero e como aprimorar as políticas públicas voltadas para as mulheres. Nós, da Sefaz, temos o papel de coordenar o sistema orçamentário estadual, definindo normativas e regras que deverão ser seguidas pelos órgãos estaduais no tocante as políticas orçamentárias e expusemos aqui um pouco do nosso trabalho na busca por inserir no contexto das discussões orçamentárias as definições e preocupações relacionadas ao tema.”

Na ocasião, Capistrano apresentou o primeiro relatório do Orçamento Mulher elaborado pela Sefaz, que propõe a criação de uma rede para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres e a alocação de recursos essenciais para a implementação dessas iniciativas. “Queremos compartilhar o que já foi realizado e os próximos passos a serem tomados”, afirmou. Clique aqui e confira a palestra na íntegra.

A capacitação contará com mais três encontros, programados para os dias 16, 23 e 30 de abril, todos em formato EAD. Os temas abordados incluirão auditorias operacionais realizadas pelo TCE-MT, ferramentas de fiscalização e controle social, e a avaliação de políticas públicas.

O curso reúne representantes de associações, conselhos municipais e estadual da mulher, além de servidores públicos, estudantes e pesquisadores interessados na temática.

Aula inaugural e primeiro encontro

 Na aula inaugural da capacitação, o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a notificação das 142 prefeituras do estado quanto à obrigatoriedade da prestação de contas sobre as políticas públicas direcionadas às mulheres nos municípios. Clique aqui e assista na íntegra.

Já no primeiro encontro, o técnico de controle externo Haroldo de Morais Júnior buscou desmistificar o orçamento público e ampliar a compreensão sobre sua importância e funcionamento. Clique aqui e assista na íntegra.

Fonte: TCE MT – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Governo libera R$ 516,2 bilhões em recursos para a safra 25/26

O governo federal anunciou nesta terça-feira (1º) a destinação de R$ 516,2 bilhões ao Plano…

Dados revelam que mais de 70% dos feminicídios ocorreram dentro de casa

Dados do Observatório Caliandra do Ministério Público de Mato Grosso revelam que mais de 70%…

Caminhão da merenda escolar pega fogo em Cáceres

Um caminhão da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, à 220 km de Cuiabá, pegou…