O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica, neste domingo (26), a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) em 750 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Conhecida como o “Enem dos Professores”, a avaliação será usada como referência para a seleção de novos docentes da rede pública de ensino a partir de 2026.
Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para participar do exame, que tem duração de 5 horas e 30 minutos. A aplicação segue o horário de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início às 13h30 e término às 19h.
Porta de entrada para o magistério público
A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar o número de docentes efetivos e valorizar a carreira. Redes públicas municipais, estaduais e distrital poderão usar a nota do exame como critério único ou complementar em seus concursos públicos e processos seletivos.
Segundo o MEC, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, além de 22 secretarias estaduais de educação, aderiram voluntariamente à iniciativa nesta edição.
Como será a prova
A avaliação é composta por duas partes:
- Formação geral, com 30 questões objetivas e uma discursiva, voltadas a temas de formação docente;
- Componente específico, com 50 questões de múltipla escolha, relacionadas ao conteúdo e às habilidades de cada área de licenciatura.
Ao todo, são 17 áreas de conhecimento, entre elas pedagogia, letras, matemática, educação física, ciências biológicas, história, geografia, química, filosofia e artes visuais.
O conteúdo segue a matriz teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas, que desde 2024 tem foco na formação docente.
O que levar para a prova
Os participantes devem levar documento oficial com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente. O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema PND, traz o local da prova, número de inscrição e eventuais informações sobre atendimento especializado ou nome social. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão impresso no dia do exame.
Perfil dos participantes
O exame atraiu 1.086.914 inscritos confirmados, divididos entre estudantes de licenciatura que concluem o curso em 2025 e professores já formados interessados em ingressar na rede pública.
A pedagogia é a área com mais candidatos, somando 560.576 inscritos, seguida de letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).
O estado de São Paulo lidera o número de inscrições, com 253.895 participantes, seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). Entre os municípios, a capital paulista aparece em primeiro lugar, com 84.633 inscritos, à frente do Rio de Janeiro (28.765) e do Distrito Federal (18.754).
Em Mato Grosso, 25.366 inscritos participam da prova na capital e em outros 41 municípios:
- Acorizal
- Água Boa
- Alta Floresta
- Apiacás
- Barra do Garças
- Bom Jesus do Araguaia
- Brasnorte
- Cáceres
- Campinápolis
- Campo Novo do Parecis
- Canarana
- Carlinda
- Chapada dos Guimarães
- Colíder
- Comodoro
- Confresa
- Cotriguaçu
- Cuiabá
- Diamantino
- General Carneiro
- Jauru
- Juara
- Juína
- Nobres
- Nortelândia
- Nossa Senhora do Livramento
- Nova Bandeirantes
- Nova Brasilândia
- Nova Monte Verde
- Nova Olímpia
- Nova Ubiratã
- Nova Xavantina
- Novo Mundo
- Novo São Joaquim
- Paranatinga
- Peixoto de Azevedo
- Poconé
- Porto Esperidião
- São José do Xingu
- Terra Nova do Norte
- União do Sul
- Vila Rica
-
Em reunião com Trump, Lula pede suspensão do tarifaço
-
Pedra Preta tem processo seletivo com salário de até R$ 5,4 mil
-
Concurso público do IBGE vai oferecer quase 10 mil vagas