A vice-prefeita de Cuiabá, coronel Vânia Rosa (PL), anunciou nesta sexta-feira (12) a reestruturação do gabinete da vice-prefeitura, que contará com um espaço físico mais amplo e atribuições próprias. Vânia Rosa estava sem uma função efetiva desde que perdeu o cargo na Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) devido a embates com vereadores.
Segundo a vice-prefeita, a ideia é buscar estratégias de parceria público-privada e a articulação com os governos estadual e federal.
“São tratativas que o prefeito e o secretário de governo, devido à rotina, muitas vezes não conseguem priorizar. O meu papel será justamente mediar esse diálogo, captar recursos e trazer experiências de sucesso de outros estados para Cuiabá”, explicou.
(Foto: Instagram/Reprodução)
Para ela, há muitos anos o gabinete de vice-prefeito estava sem funcionamento e que a função não pode ser apenas “decorativa”. “Hoje não existe estrutura funcional para a vice-prefeitura. Temos o cargo, mas não temos equipe, espaço físico e atribuições definidas. Estamos reconstruindo isso, junto com o prefeito e o secretário de Governo, para que a vice-prefeitura seja útil à gestão”, afirmou.
A gestora destacou que não pretende se limitar ao papel de substituta somente quando o prefeito Abilio Brunini precisar se ausentar. Ela argumentou que tem buscado formalizar, em lei, as funções do cargo para ampliar sua atuação institucional.

“Essa legalidade traz legitimidade. Dá condições de assinar projetos, ampliar ações, buscar recursos e dialogar de forma efetiva com secretarias, empresas e até junto ao cenário político estadual e federal”, destacou.
A coronel Vânia Rosa foi exonerada da Semob pelo prefeito no dia 8 de agosto. A decisão foi publicada na Gazeta Municipal e ocorreu um dia após um embate público entre Vânia e vereadores. Antes da Semob, ela também já comandou a Secretaria de Assistência Social.
-
Após exoneração tensa da Cel. Vânia, nome de novo titular da Semob sai hoje