Seja Bem Vindo - 07/08/2025 03:36

  • Home
  • Educação
  • Falta de transporte escolar deixa alunos sem aula na zona rural de Campo Grande

Falta de transporte escolar deixa alunos sem aula na zona rural de Campo Grande

Centenas de alunos de ao menos duas escolas da zona rural de Campo Grande estão sem aulas desde segunda-feira (4), quando houve o retorno das atividades após as férias escolares. O motivo seria a falta de transporte escolar, que leva os estudantes às unidades de ensino.

Veículos que realizam o transporte escolar de alunos em Campo GRande (Foto: divulgação/PMCG)

Ao Primeira Página, o presidente do Assentamento Estrela, Raul Nunes Malheiro, contou que cerca de 300 crianças que estudam na Escola Municipal Leovegildo de Melo, próxima da BR-363, na saída para Três Lagoas, estão sem ir à escola, devido a paralisação dos ônibus.

Segundo Raul, o motivo tem a ver com o contrato da empresa que presta o serviço, e que foi encerrado pela prefeitura de Campo Grande. 

“A própria comunidade fica sem saber o que está acontecendo. As nossas crianças ficam sem estudar, os professores estão na escola e nossas crianças ficam sem ir”, disse. 

A mãe de uma das estudantes prejudicadas pela falha no serviço, Lucimar Pereira de Castro, contou que, até o momento, ainda não foi informada quando o serviço voltará a ser prestado.

“Hoje [quarta-feira] enviaram atividades em PDF para as crianças fazerem em casa e, assim que retornarem, apresentar aos professores”, afirmou. 

Conforme apurado pela reportagem, além da escola Leovegildo de Melo, alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada na MS-040, também estão sendo afetados pela não prestação do serviço. 

De 15 ônibus que levam os estudantes para as aulas todos os dias, somente seis cumpriram o serviço nesta quarta-feira (6), deixando várias crianças e adolescentes sem acesso às aulas. 

O que diz a prefeitura?

Ao ser questionada pela reportagem, a prefeitura informou que está acompanhando a situação e já adotou medidas legais para regularização do serviço. 

“A administração atua com responsabilidade para garantir a retomada quanto antes, sem prejuízo aos estudantes. Os 200 dias letivos e as 800 horas/aula serão integralmente cumpridos, sem nenhum prejuízo ao aprendizado dos estudantes”, disse. 

Quando perguntada sobre a possível quebra de contrato com a empresa, não retornou com a resposta até a publicação desta matéria. 

Campo Grande possui, atualmente, 8 escolas localizadas na zona rural da cidade, atendendo centenas de alunos. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

LIDE Mato Grosso e ALMT reúnem especialistas em evento que discutirá futuro sustentável e crescimento do país

Cuiabá recebe nos dias 27 e 28 de agosto o Fórum de Sustentabilidade e Desenvolvimento…

Falta de transporte escolar deixa alunos sem aula na zona rural de Campo Grande

Centenas de alunos de ao menos duas escolas da zona rural de Campo Grande estão…

Moradores pedem referendo para barrar verba de R$ 4,4 mil em Mirassol D’Oeste

Moradores de Mirassol D’Oeste (MT) estão mobilizados contra a Lei Municipal que instituiu o pagamento…