Seja Bem Vindo - 15/10/2025 22:21

  • Home
  • Destaques
  • Golpes cibernéticos em Mato Grosso crescem 66,7% nos últimos cinco anos

Golpes cibernéticos em Mato Grosso crescem 66,7% nos últimos cinco anos

Em Mato Grosso, os golpes cibernéticos têm se intensificado nos últimos anos, com um aumento de 66,7% nas queixas registradas entre 2020 e 2024. No total, 93.577 mato-grossenses buscaram ajuda da polícia devido a fraudes financeiras nesse período, o que representa uma média de 51 vítimas por dia. Somente em 2024, foram formalizadas 23.121 queixas, e, no início de 2025, já foram registrados 2.114 casos.

Os golpes mais comuns incluem fraudes em redes sociais, compras online, clonagem de cartões bancários, transações financeiras sem autorização e cobranças indevidas. Um exemplo recente é o de Adriana Aparecida Silva, de 35 anos, que perdeu quase R$ 5 mil após cair em um golpe bancário. Ela acreditou estar conversando com um funcionário do banco e seguiu orientações falsas para evitar um suposto golpe, apenas para descobrir que estava pagando um boleto falso.

Em resposta ao crescente problema, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Ministério da Justiça lançaram, na semana passada, uma força-tarefa nacional para combater os golpes. A iniciativa inclui campanhas de conscientização e novas estratégias de repressão, com apoio das forças de segurança.

Além disso, em março, ocorrerá em São Paulo o 2º Congresso de Prevenção e Repressão a Fraudes, Segurança Cibernética e Bancária, reunindo autoridades da Polícia Federal, Interpol e representantes de bancos, com transmissão ao vivo para quem se inscrever. Entre os temas debatidos, estarão o uso de Inteligência Artificial na prevenção de fraudes e novas tecnologias para combater crimes transnacionais e fortalecer a segurança bancária.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

App do MEC usa IA para preparar alunos para redação e simulados do Enem 2025

A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cresce a expectativa entre os…

Deputado diz que câmeras em fardas são “cortina de fumaça”

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil-MT) declarou ser contrário ao uso de câmeras corporais…

Com cronograma reestruturado, Águas de Sinop retoma obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário.

Intervenções seguem até o final deste ano e incluem a inauguração da nova estação de…