O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), permanece internado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, após sofrer uma queda de cerca de três metros durante vistoria às obras do Parque Novo Mato Grosso, na manhã de domingo (31.08).
De acordo com boletim médico divulgado pela unidade, Mendes apresenta fratura em quatro costelas do lado direito, mas está estável do ponto de vista clínico, consciente, orientado e comunicativo. O documento, assinado pelo médico Felipe Marlon Chervinski, afirma que o governador sente apenas dor leve decorrente do trauma e não necessita de suporte ventilatório ou de medicamentos vasoativos.
“Nas tomografias de tórax, crânio, coluna cervical, torácica, lombar e sacral foi identificado apenas fratura de quatro arcos costais. Nos exames laboratoriais, apenas alterações esperadas decorrentes do trauma”, informa o boletim.
A recomendação é que Mendes permaneça internado por pelo menos mais 12 horas, em observação, até a manhã desta segunda-feira (1º), quando deve passar por nova bateria de exames antes de eventual liberação.
Primeira-dama acompanha internação
A primeira-dama Virginia Mendes divulgou nota nas redes sociais dizendo que o governador está consciente e realizando exames complementares. Ela informou ainda que passaria a noite no hospital ao lado do marido.
“Ele segue internado até esta segunda-feira (1º) para acompanhamento médico. Agradeço aos médicos e a todos pelo atendimento e pelas mensagens de apoio. Continuem em oração para que ele se recupere logo”, escreveu.
Mendes tinha dois compromissos previstos para esta segunda-feira (1º), ambos em Cuiabá. Pela manhã, às 10h, participaria da assinatura de três contratos de concessão de 964,5 km de rodovias estaduais, com investimento estimado em R$ 3,6 bilhões ao longo de 30 anos. O evento está programado para o Palácio Paiaguás.
À tarde, às 17h, estava agendado o lançamento do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).
A assessoria do governo informou que a participação de Mendes nessas agendas dependerá da avaliação médica.
Dinâmica do acidente
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que esteve no hospital, Mendes continuou vistoriando o parque mesmo após a queda, apesar da recomendação de sua equipe de segurança para que buscasse atendimento imediato. Apenas depois de sentir dores mais intensas aceitou ser levado à Santa Casa.