Seja Bem Vindo - 14/11/2025 04:19

Indicador de escala de abates em Mato Grosso apresenta queda em 2025

O indicador de escalas de abate de bovinos em Mato Grosso apresentou queda em 2025 no comparativo com o observado em dezembro de 2024. Ao longo de janeiro a escala chegou a cinco dias em algumas praças do estado diante da maior presença de fêmeas na linha de abate e da demanda aquecida para as exportações.

Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal da bovinocultura, em dezembro do ano passado o indicador de escalas chegou a ser visto na casa de 10 dias.

Entretanto, frisa o Instituto, em fevereiro a pressão de fêmeas não emprenhadas na estação de monta e a oferta de gado no pasto já começam a aparecer e refletir no alargamento das escalas de abates.

Na primeira quinzena de fevereiro o indicador ficou na média de 8,33 dias, ampliação de dois dias no comparativo com o período em janeiro.

“Apesar de estar menor que nos últimos dois anos, o indicador ainda está em um dos maiores patamares da história para o período. A tendência para o curto prazo é que as escalas permaneçam se alongando, o que pode resultar em maior pressão para os preços do boi gordo, considerando o histórico do mês”, pontua o Imea.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

“O grande desafio é não deixar escorrer entre os dedos o potencial produtivo”, diz Bayer

O milho segue como uma das culturas mais estratégicas do agronegócio brasileiro, e em Minas…

Stock Car tem estreia sob alerta de tempestade e risco de granizo

Cuiabá receberá prova da Stock Car – Foto: Gil Gomes   A abertura da 10ª…

Vai prestar vestibular? UEMS oferece preparatório on-line e de graça

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) realiza, nos dias 18 e 19…