O número 1 do mundo e atual campeão de Wimbledon, Jannik Sinner, anunciou nesta quarta-feira (23) o retorno imediato do preparador físico Umberto Ferrara à sua equipe.
A decisão, segundo comunicado oficial, faz parte da preparação para os próximos torneios, incluindo o Masters 1000 de Cincinnati e o US Open.
“Umberto teve um papel importante no desenvolvimento do Jannik até aqui, e seu retorno representa um foco renovado na continuidade e no desempenho em alto nível”, informou a equipe do tenista.
Ferrara havia sido afastado no ano passado, junto ao fisioterapeuta Giacomo Naldi, após a revelação de que um spray com a substância anabolizante clostebol — proibida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) — havia sido usado por Naldi antes de realizar uma massagem em Sinner, durante o torneio de Indian Wells, em março de 2024. O produto havia sido fornecido por Ferrara.
Apesar do teste positivo, Sinner foi absolvido por um tribunal independente, que reconheceu a ausência de culpa ou negligência do atleta. Ainda assim, ele cumpriu uma suspensão de três meses após um acordo com a WADA em fevereiro deste ano, enquanto a agência recorreu da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).
Na época, Sinner justificou o afastamento da dupla de profissionais como uma forma de “respirar novos ares”.
“Por causa desses erros, não me sentia mais confiante em continuar com eles”, disse o tenista durante o US Open de 2024.
Ferrara passou os meses seguintes trabalhando com outro nome de destaque do tênis italiano, Matteo Berrettini. Agora, ele retorna à equipe de Sinner, que recentemente venceu Carlos Alcaraz na final de Wimbledon, após perder para o espanhol em Roland Garros.
(Reportagem de Martyn Herman; edição de Kate Mayberry e Peter Rutherford)