Seja Bem Vindo - 22/10/2025 17:13

  • Home
  • Geral
  • Juízes podem se inscrever para concorrer a vaga de juiz titular do TRE-MT

Juízes podem se inscrever para concorrer a vaga de juiz titular do TRE-MT

Juízes e juízas de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que tenham interesse em se tornar juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no período 2026-2027, podem se inscrever no edital para provimento dessa vaga, que será aberta com o término do primeiro biênio do juiz de Direito Luis Otávio Pereira Marques, cujo mandato expira em 17 de maio de 2026.

O edital TJMT/TP nº 4, de 17 de outubro de 2025, relativo ao certame, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico de segunda-feira (20 de outubro).

Requisitos para inscrição Para se candidatar, o juiz ou juíza de Direito deve estar em exercício na jurisdição do Estado de Mato Grosso, e não pode integrar o TRE-MT na mesma classe ou em classe diversa, após ter servido por dois biênios consecutivos, salvo se transcorridos dois anos do término do segundo biênio.

Além disso, o magistrado ou a magistrada não pode ser cônjuge, parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo estadual ou federal no Estado de Mato Grosso, e não pode estar impedido por qualquer das causas previstas na legislação eleitoral.

Inscrições O prazo para os interessados realizarem inscrições é de 5 dias ininterruptos, contados a partir da publicação do Edital no Diário da Justiça Eletrônico. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://mcm.tjmt.jus.br.

Eleição O processo de eleição dos candidatos se dará conforme previsto na Resolução TSE nº 20.958/2001 e no Regimento Interno do TJMT, cabendo ao Tribunal Pleno realizar a eleição dentre os candidatos habilitados.

Será indicado à vaga o magistrado que obtiver maior votação pelo Tribunal Pleno. Em caso de empate, serão aplicados os critérios de desempate previstos em lei. Após a eleição, o resultado será encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral para as providências cabíveis.

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Comandante esculacha PMs após ver rua sem viatura: ‘Larga de preguiça’

Um áudio viralizou nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais de policiais militares nessa…

Aluno é internado em UTI após cair de muro em escola de Sorriso

Um estudante de 14 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital…

Primavera do Leste registra 5º caso de sarampo e reforça campanha de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste confirmou o quinto caso de sarampo…