Três de uma vez! O Las Vegas Aces agora pode se intitular a mais nova dinastia da WNBA. As Aces garantiram o campeonato de 2025 após uma vitória por 97-86 sobre o Phoenix Mercury na sexta-feira (10), fechando as Finais em uma varrida.
Este é o terceiro título de Las Vegas em quatro temporadas, conquistado sob a liderança de ninguém menos que a superestrela A’ja Wilson. Wilson, de 29 anos, terminou com 31 pontos e nove rebotes para adicionar mais um anel à sua coleção de conquistas, que inclui ter sido nomeada MVP pela quarta vez recorde nesta temporada.
E não foi o único feito histórico de Wilson.
Ela foi nomeada MVP das Finais pela segunda vez em sua carreira e se tornou a primeira jogadora na história da WNBA a conquistar os prêmios de MVP, MVP das Finais e Jogadora Defensiva do Ano na mesma temporada.
Uma emocionada Wilson compartilhou um abraço com seu parceiro, o pivô do Miami Heat Bam Adebayo, após a vitória.
“Poder celebrar isso é verdadeiramente especial”, disse Wilson à ESPN sobre fazer história. “Trabalhamos muito para chegar a este ponto. E agora é hora de nos divertir. Eu gostaria de poder levar o crédito, mas este é o trabalho de Deus. Isso não tem nada a ver comigo. Não é sobre estratégias. É sobre o que está aqui dentro”.
Assim como na história do Jogo 3 há alguns dias, não foi um caminho fácil para a vitória de Las Vegas.
Apesar de uma desvantagem de 16 pontos no intervalo, o Mercury provou nestas Finais que nunca pode ser subestimado.
Phoenix voltou ao jogo no terceiro quarto, reduzindo a vantagem das Aces para apenas 12 pontos, com a ala Kahleah Copper marcando 12 de seus 30 pontos no período.
No final do terceiro quarto, tudo desmoronou quando o técnico do Mercury, Nate Tibbetts, foi expulso após receber duas faltas técnicas por discutir uma marcação de falta na armadora Monique Akoa Makani.
O treinador de segundo ano pareceu confuso após a marcação da falta antes de deixar a quadra e seguir para o túnel do vestiário.
A expulsão provocou a ira de Copper.
“Acho que os árbitros não estão fazendo um bom trabalho hoje, me desculpe”, disse Copper à ESPN durante uma entrevista durante o jogo. “Mas precisamos manter a cabeça no lugar”.
O Mercury manteve sua resiliência durante o último quarto, chegando a reduzir a diferença para seis pontos em determinado momento, mas Las Vegas provou ser superior.
Copper acabou sendo eliminada por faltas no final do quarto período, justamente quando as Aces pareciam ter praticamente garantido a vitória.
Quando a sirene soou e jogadoras e técnicos das Aces correram para o centro da quadra do Mortgage Matchup Center para celebrar a vitória, a armadora Chelsea Gray elogiou sua equipe por superar todas as adversidades enfrentadas durante a temporada.
“Este time passou por poucas e boas”, disse emocionada após o jogo, antes de abraçar a técnica Becky Hammon. “Que campanha. Todas deram um passo à frente. Todas. Temos a melhor jogadora do mundo em A’ja Wilson… Somos campeãs”.
O início da temporada 2025 foi extremamente difícil para as Aces, começando com um retrospecto de 14-14 antes de vencerem seus últimos 16 jogos da temporada regular.
Enquanto a comissária da WNBA Cathy Engelbert era vaiada intensamente ao se dirigir à torcida de Phoenix, foi Mark Davis, proprietário das Aces e do Las Vegas Raiders da NFL, quem ergueu primeiro o troféu de campeão da WNBA.
Um final explosivo para as Finais da WNBA 2025
A derrota é um sentimento familiar para Phoenix, que agora perdeu as Finais da WNBA pela segunda vez em cinco anos.
Tibbetts não mediu palavras ao falar sobre sua expulsão e a arbitragem.
“Para mim, isso é vergonhoso. Me sinto mal por ter sido expulso. Estou neste jogo há muito tempo. Acho que foram duas das técnicas mais fracas que já vi”, disse Tibbetts aos repórteres após o jogo. “Para ser completamente honesto, nem percebi que tinha recebido a segunda falta técnica. Não entendo isso”.
Tibbetts acrescentou que não estava tentando ser expulso.
“Estávamos jogando pela nossa vida nos playoffs. A maioria dos técnicos, quando são expulsos, fazem isso de propósito. Essa não era minha intenção de forma alguma”, completou. “Tem havido problemas com a arbitragem durante todo o ano”.
“Preciso analisar isso. Sinto que não mereci aquilo“.
Quando questionada sobre seus comentários à ESPN durante o jogo, Copper evitou expandir seus sentimentos.
“Está tudo bem. Já passou. Nem precisamos falar sobre isso. Está tudo bem. Acabou”, disse Copper.
O Phoenix conquistou três campeonatos em sua história, sendo o último em 2014. A equipe entrou no jogo decisivo desta sexta desfalcada, após a ala Satou Sabally sofrer uma concussão no final do Jogo 3, e enfrentou outro revés quando a ala Alyssa Thomas aparentemente lesionou o ombro antes do intervalo.
Ela retornou no segundo tempo, mas era evidente que a lesão a incomodava durante todo o restante da partida.
Thomas disse aos repórteres que seu ombro estava “bem” e afirmou estar orgulhosa da resposta de sua equipe durante toda a temporada.
“Acho que este time mostrou quem realmente somos. É um tipo de jogo que nunca participei antes, mas estou super orgulhosa de como lutamos e continuamos jogando apesar de tudo. Foi uma temporada incrível. Ninguém esperava que chegássemos até aqui”, disse Thomas.
“Claro que não terminou da maneira que queríamos, mas temos muito sobre o que construir”.