Seja Bem Vindo - 21/04/2026 09:13

Lula faz cirurgia de catarata no olho esquerdo e recebe alta no mesmo dia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30). O procedimento, indicado principalmente com o avanço da idade, é considerado simples, rápido e realizado com anestesia local, sem dor e sem necessidade de internação. Após a intervenção, o presidente recebeu alta hospitalar no mesmo dia.

Foto: Ricardo Stuckert.

Lula chegou ao CBV Hospital de Olhos às 7h25, onde realizou a cirurgia, e deixou a unidade por volta das 10h.

No pós-operatório, oftalmologistas costumam recomendar repouso relativo, evitando esforços nos primeiros dias.

Entre as orientações estão não apertar ou coçar os olhos, não carregar peso e utilizar colírios antibióticos e anti-inflamatórios, conforme prescrição médica.

A catarata provoca a perda gradual da transparência do cristalino, estrutura responsável por focar as imagens na retina, o que compromete a visão ao longo do tempo.

Durante a cirurgia, o cristalino opaco é substituído por uma lente intraocular artificial, restaurando a capacidade visual.

Após o procedimento, o presidente permanecerá em repouso nesta sexta-feira e ao longo do fim de semana na residência oficial da Granja do Torto.

A previsão é que ele retome a agenda de compromissos na próxima segunda-feira (2). Durante esse período, Lula seguirá em acompanhamento médico de rotina.

A cirurgia de catarata é um procedimento amplamente realizado e com alto índice de sucesso. Em 2020, Lula já havia sido submetido a uma cirurgia semelhante no olho direito, também sem intercorrências.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

DESTAQUES

Nenhum Cadastro!

VEJA MAIS

Professor de música e ex-companheira são presos por estupro e pornografia infantil

Um professor de música, de 38 anos, e sua ex-companheira, de 32 anos, foram presos…

Soja em queda e custos altos desaceleram negócios e colocam revendas em alerta

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso Com a soja perdendo valor e os custos de…

Brasil e Alemanha fecham parceria estratégica em minerais críticos e terras raras

Brasil e Alemanha assinaram uma declaração conjunta de intenções para ampliar a cooperação científica e…