Seja Bem Vindo - 26/06/2025 17:00

Mais de 4 milhões de toneladas de soja são esmagadas em MT

Mato Grosso acumula mais de 4,3 milhões de toneladas de soja esmagada em 2025 até abril. O volume representa um aumento de 0,20% em relação ao primeiro quadrimestre de 2024.

Somente em abril foram processadas pelas indústrias mato-grossenses 1,20 milhão de toneladas, 5,61% a mais que o observado no mesmo mês do ano passado.

O aumento da capacidade de processamento, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é o principal fator para o ritmo aquecido nas unidades fabris do estado. Hoje, a capacidade de esmagamento no estado é de 15 milhões de toneladas, 3,3% superior a 2024.

Outro fator apontado é a maior oferta interna de soja, somada a demanda pelos coprodutos.

Quanto à margem bruta de esmagamento, o Imea destaca que o indicador apresentou queda de 3,04% em abril frente a março, encerrando o mês com média de R$ 642,48 a tonelada.

“Ainda assim, a margem está 103,87% acima à do mesmo período do ano passado, reflexo principalmente da valorização do óleo de soja”, frisa o Instituto.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Justiça de MT reconhece cobrança de royalties a produtores de Mato Grosso indevida 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou, por unanimidade, o recurso de apelação…

“Vigia Mais MT é modelo de integração e tecnologia que serve de exemplo para todo país”, afirma secretário nacional

Maria Klara Duque O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, afirmou que o…

Servidores do IFMT paralisam atividades nesta quinta

Os servidores e servidoras do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de diferentes campi, paralisaram…