Seja Bem Vindo - 01/09/2025 18:26

Mato Grosso registra progresso na colheita de algodão

A colheita do algodão em Mato Grosso atingiu 76,66% da área estimada. O avanço semanal foi de 21,14 pontos percentuais, considerado o maior progresso desde o início dos trabalhos, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Embora a intensificação dos trabalhos em campo tenha sido significativa, quando comparado com a média dos últimos cinco anos ainda há atraso. A média é de 89,29%.

O mesmo, destaca o Instituto, é observado em relação ao ciclo 2023/24, que na última semana de agosto do ano passado estava em 86,77%.

“Esse atraso é reflexo, principalmente, das chuvas registradas no início da colheita, que resultaram em maior umidade dos capulhos e dificultaram o avanço dos trabalhos. Além disso, a decisão de alguns produtores por aguardar a abertura de uma maior quantidade de ponteiros antes de iniciar a colheita, também contribuiu para o atraso”, explica o Imea.

Em relação as regiões do estado, a nordeste lidera com 88,83% da área destinada ao algodão colhida. Em seguida vem o médio-norte com 81,33% e o sudeste com 77,26%.

A região noroeste de Mato Grosso já colheu 74,04% do algodão, enquanto o oeste 71,60% e o centro-sul 70,52%.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mato Grosso registra progresso na colheita de algodão

A colheita do algodão em Mato Grosso atingiu 76,66% da área estimada. O avanço semanal…

UFMS encerra nesta segunda inscrições de concurso com salário de R$ 13 mil

Com salário de até R$ 13,2 mil e 57 vagas para professor de 10 áreas…

Saída do PT da base do governo Riedel se deve à traição, diz Camila Jara

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) afirmou, em entrevista ao podcast Política de Primeira, que…