Seja Bem Vindo - 13/11/2025 00:57

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Mato Grosso supera São Paulo em exportação de carne bovina e consolida domínio na China

Mato Grosso consolidou sua liderança no agronegócio nacional como o maior exportador de carne bovina para a China no acumulado de 2025. O estado superou São Paulo, também importante polo da pecuária brasileira, e alcançou uma receita de US$ 3 bilhões com os embarques totais da proteína para 89 países até setembro.

Os dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que, entre janeiro e setembro, foram enviadas 351,3 mil toneladas de carne bovina para o país asiático. No mesmo período, São Paulo exportou 343,5 mil toneladas. A China é, atualmente, o principal comprador da carne bovina brasileira.

O desempenho reflete o bom momento do setor no estado, que já embarcou um total de 646,9 mil toneladas da proteína, com um valor médio de US$ 5,3 mil por tonelada.

Comitiva mato-grossense busca novas parcerias

Com o objetivo de expandir o protagonismo e a curva de crescimento em 2026, uma comitiva de Mato Grosso, formada pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Invest MT, cumpre agenda na China nesta semana.

A missão visa debater a ampliação do comércio, com foco na abertura de novos canais de exportação, especialmente com províncias do interior chinês, e reforçar o compromisso de Mato Grosso com a sustentabilidade.

“Participar dessa missão é uma oportunidade estratégica para fortalecer ainda mais a presença da carne mato-grossense no mercado internacional. A China é hoje o principal destino das nossas exportações, e temos muito a mostrar, especialmente o compromisso de Mato Grosso com uma pecuária sustentável e de alta qualidade”, destaca o presidente do Imac, Caio Penido.

Penido reforça que o objetivo é abrir novas portas e demonstrar que o modelo de produção do estado está alinhado às exigências do consumidor global, atendendo às demandas por segurança alimentar e climática.

“Estamos aqui para abrir novas portas, ampliar parcerias e demonstrar que o nosso modelo de produção está em sintonia com as exigências do consumidor global: carne segura, produzida com responsabilidade ambiental e social”.


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