O governador Mauro Mendes (UB) sancionou nessa quarta-feira (9) a lei que flexibiliza o cumprimento da hora-atividade pelos professores da rede estadual de ensino.
Agora, parte das horas destinadas à preparação de aulas e ao desenvolvimento de outras atribuições pedagógicas poderá ser cumprida fora do ambiente escolar.
A nova lei, proposta pelo Executivo e aprovada pela Assembleia Legislativa, foi assinada durante evento com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta e do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, nessa quarta.
O que muda com a nova lei?
Atualmente, os professores precisam cumprir presencialmente parte da carga horária destinada a planejamento e correção de atividades.
Com a mudança, 60% dessas horas poderão ser executadas em local de escolha do professor, inclusive em casa. Os 40% restantes continuam obrigatoriamente presenciais, dentro da unidade escolar ou em espaços da rede de formação.
“É uma forma de valorizarmos os profissionais da Educação. Essa flexibilização vai trazer mais conforto e autonomia para os professores desempenharem suas funções”, afirmou o governador.
Mendes destacou ainda que a medida faz parte de um conjunto de ações para fortalecer a qualidade do ensino público em Mato Grosso.
“Saímos da 22ª colocação para a 8ª melhor educação do país, e nosso objetivo é estar entre os cinco melhores estados no próximo Saeb”, completou.
-
Violência contra crianças cresce mais de 450% em MT, alerta Unicef