Seja Bem Vindo - 23/11/2025 09:53

Passaporte Verde de MT ganha destaque na COP 30

O Passaporte Verde, iniciativa do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), foi apresentado na última terça-feira (18) durante a COP 30, em Belém (PA), e chamou atenção no Painel Hub Amazônia. O espaço reuniu especialistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir projetos voltados à sustentabilidade, inovação climática e produção responsável na Amazônia Legal.

O programa busca estimular práticas sustentáveis na pecuária por meio do monitoramento socioambiental do rebanho bovino e do apoio à intensificação da atividade.

Para o presidente do Imac, Caio Penido, levar uma solução prática e já em implantação ao maior evento climático do planeta reforça o papel de Mato Grosso na agenda ambiental.

“O Passaporte Verde mostra que a pecuária pode ser aliada da conservação. Estamos estruturando um dos maiores sistemas de monitoramento socioambiental já feitos no setor, com inclusão produtiva, apoio à regularização ambiental, qualidade, agregação de valor, transparência e chegaremos, com segurança, a rastreabilidade individual dos animais”, explica Penido.

Transparência e reinserção ambiental

Durante o painel, o diretor de Projetos do Imac, Bruno de Jesus Andrade, detalhou aspectos técnicos da iniciativa e destacou seu caráter educativo, com orientação direta aos produtores de diferentes portes.

“O Passaporte Verde é uma ferramenta que mostra, com dados, o que estamos fazendo em Mato Grosso, trazendo transparência para os nossos principais mercados. Além do monitoramento, o programa incorpora o Prem — Programa de Reinserção e Monitoramento — que permite que propriedades com passivos de desmatamento ilegal regenerem suas áreas degradadas e retornem à regularidade ambiental”, enfatizou Bruno.

Referência internacional

Apontado como referência internacional por conciliar conservação, competitividade e inclusão produtiva, o Passaporte Verde é visto como uma estratégia para preparar Mato Grosso a atender qualquer mercado global.

“Agora temos um programa com as soluções estruturais que poderão comprovar e dar escala à pecuária sustentável de Mato Grosso”, diz Penido.

Participação ampla

O painel contou com representantes do Imac, indústrias frigoríficas, Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Instituto PCI e Itaú BBA. Em comum, os participantes destacaram o papel estratégico de Mato Grosso na construção de uma pecuária mais sustentável, rastreável e alinhada às metas climáticas internacionais.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

DESTAQUES

Nenhum Cadastro!

VEJA MAIS

Enade 2025 é realizado neste domingo; veja tudo o que precisa saber

A edição de 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será aplicada neste…

Em pleno feriado, comitiva de MT vai ao STF para debater demarcações de terras indígenas

Uma delegação de Mato Grosso composta por deputados estaduais, prefeitos e representantes do agronegócio esteve…

Apoiadores de Bolsonaro agridem homem após críticas durante vigília

Um homem foi agredido neste sábado (22.11) durante a vigília organizada por apoiadores em frente…