A vereadora Maysa Leão (Republicanos) fez duras críticas à gestão da Saúde em Cuiabá. Ela afirmou que a secretária municipal Lúcia Helena não tem capacidade para administrar a pasta e exigiu sua substituição. A declaração ocorreu após a parlamentar visitar unidades de saúde e constatar condições precárias, o qual inclui pacientes sem acesso a exames, falta de medicamentos e sem banheiros.
“Passou da hora de trocar a secretária, passou da hora desse protecionismo. Não tenho nada contra a secretária Lúcia, não a conheço, mas ela já demonstrou em seis meses que gestão não é o seu forte. É uma grande pediatra, e que seja uma grande pediatra, mas não é uma gestora”, declarou Maysa.
A vereadora rebateu as alegações do prefeito Abílio Brunini (PL) de que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estariam vazias, desafiando a mostrar as áreas críticas. “Peçam para ele mostrar a enfermaria, a sala de medicação, o box de emergência. A UPA que ele mostrou vazia estava lotada ontem e está lotada hoje, com pessoas sentadas em cadeiras quebradas, sem medicamento, sem dignidade”.
Ainda segundo a vereadora, o ato de mostrar as recepções vazias destoa da realidade e não reflete o comportamento dos cidadãos da capital. ” O povo cuiabano não é um povo à toa que vai procurar UPA para ter atestado para faltar trabalho”, pontuou.
Maysa citou casos graves, como o de uma senhora com suspeita de câncer que aguarda exame para entrar na fila prioritária do Hospital de Câncer (Hcan). “Ela vai morrer por desassistência. Estamos em 2025, e uma pessoa não consegue fazer um exame de colo de útero”. Outro relato envolveu um idoso que passou três dias sem banho após cair de uma cadeira.
Questionada sobre ser uma vereadora de oposição, Maysa reforçou seu posicionamento independente. “Meu bloco é independência. Fizer bem, vai ter aplauso. Quiser parceria, vai ter parceria. Falar que eu estou mentindo, aí ele vai ter uma oponente”.