Seja Bem Vindo - 15/06/2025 13:51

  • Home
  • Educação
  • Pesquisadores desenvolvem estudo para diagnosticar desigualdades em MS

Pesquisadores desenvolvem estudo para diagnosticar desigualdades em MS

Com o objetivo de mapear e compreender as desigualdades que afetam diferentes grupos sociais nas quatro maiores cidades de Mato Grosso do Sul — Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá — a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), por meio do LEU (Laboratório de Estudos Urbanos), está conduzindo uma pesquisa que visa identificar como políticas públicas municipais têm (ou não) atendido populações historicamente vulnerabilizadas, como mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência, indígenas, negros e a comunidade LGBTQIA+.

Faculdade de Ciências Humanas, da UFMS (Foto: Divulgação)

Intitulado como Diagnóstico das Desigualdades Materiais e Simbólicas em Mato Grosso do Sul, o estudo propõe uma análise ampla, tanto das ações concretas executadas por governos e instituições locais, quanto das percepções, valores e experiências dos cidadãos em relação aos serviços públicos.

O foco é levantar e sistematizar informações sobre iniciativas voltadas à promoção da igualdade de oportunidades e à redução de vulnerabilidades sociais, sejam elas desenvolvidas por entidades públicas, privadas ou do terceiro setor.

O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por professores, estudantes e pesquisadores externos. A pesquisa envolve várias etapas, incluindo coleta de dados, construção de modelos estatísticos, entrevistas, aplicação de questionários e visitas de campo.

Um dos principais instrumentos dessa etapa atual é um questionário online voltado à população, que visa captar a experiência dos moradores com os serviços públicos oferecidos em suas cidades — como saúde, educação, transporte, assistência social e atendimento à diversidade.

As respostas são confidenciais, anônimas e utilizadas exclusivamente com finalidade acadêmica.

  1. Prefeitura convoca aprovados para cargo de assistente educacional

  2. Balcão de Emprego: confira as vagas em destaque nesta 2ª

Após a conclusão do diagnóstico, a equipe pretende realizar um evento colaborativo — o Hackathon de Inovação em Políticas Públicas — que reunirá representantes dos setores público, privado e da sociedade civil para debater os resultados e propor soluções concretas e inovadoras que possam beneficiar diretamente a população sul-mato-grossense.

É a primeira vez que um estudo com essa abrangência é realizado em Mato Grosso do Sul. A iniciativa destaca o compromisso da UFMS com a produção de conhecimento voltado à realidade local e à promoção de cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis.

A população pode participar da pesquisa respondendo ao questionário neste link.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Secel seleciona organização para gestão compartilhada do Museu de Arte Sacra do Mato Grosso

Reprodução A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu nesta sexta-feira (13), as inscrições…

MPMS cobra medidas contra bullying em escolas de Aquidauana

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu uma recomendação neste sábado (14)…

TCE-MT vai monitorar licitações, compras e indicadores da saúde de Cuiabá

Cuiabá vai participar de um projeto piloto que prevê o acompanhamento em tempo real de…