Seja Bem Vindo - 22/07/2025 22:06

  • Home
  • Geral
  • Polícia Civil de MT prendeu 895 foragidos da Justiça no primeiro semestre de 2025

Polícia Civil de MT prendeu 895 foragidos da Justiça no primeiro semestre de 2025

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu 895 mandados de prisão contra foragidos da Justiça nos primeiros seis meses de 2025. O número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 795 capturas. O dado faz parte do balanço semestral divulgado pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol).

As prisões envolvem tanto criminosos procurados por crimes cometidos em Mato Grosso e localizados em outros estados e países, quanto investigados de outros estados que se escondiam no território mato-grossense.

Um dos casos de maior repercussão ocorreu em março deste ano, quando um homem de 50 anos, condenado por triplo homicídio, foi preso na cidade de San Ignacio de Velasco, na Bolívia. O crime havia sido cometido em setembro de 2009, em Cuiabá, e causou comoção à época. O acusado deixou uma carta em que alegava ter matado a ex-esposa, o sogro e a sogra por estar sendo impedido de ver os filhos. Com ele, a polícia apreendeu seis armas de fogo.

Outro foragido foi localizado em abril, em Boa Vista (RR). O homem, de 49 anos, era procurado por estupro de vulnerável em Sinop (MT) e por homicídio em Sorocaba (SP). Ele tentava sair do país com ajuda de familiares, mas foi interceptado pelos investigadores.

Segundo a delegada Silvia Pauluzi, titular da Gepol, os números refletem o empenho das equipes. “Esse resultado positivo é devido ao esforço e à dedicação de todos os servidores, que não medem esforços para cumprir a demanda da Gepol”, afirmou.

Além das prisões, a Gepol também cumpriu 1.852 cartas precatórias, ordens judiciais encaminhadas de outras localidades, no primeiro semestre, número semelhante ao de 2024. Para evitar acúmulo, a unidade realizou um mutirão específico para essa finalidade.

Outro indicador de produtividade foi a elaboração de 2.978 despachos administrativos, um aumento de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a delegada, esse crescimento representa maior agilidade na tramitação dos processos e reforça a capacidade de resposta da instituição.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Brasil encara o Paraguai em busca de vaga antecipada nas semifinais da Copa América Feminina – PNB Online

A Seleção Brasileira Feminina entra em campo nesta terça-feira (22.07), às 20h (horário de MT),…

Gasto com defensivos eleva custeio da soja 2025/26 em Mato Grosso

O custeio da soja 2025/26 em Mato Grosso exibiu alta de 0,19% em junho no…

Inep abre inscrições para exame de proficiência em português

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou edital para interessados…