Seja Bem Vindo - 18/03/2025 12:23

  • Home
  • Esportes
  • Presidente da Conmebol discursa sobre racismo e anuncia medidas

Presidente da Conmebol discursa sobre racismo e anuncia medidas

Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez usou parte de seu discurso durante o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2025, nesta segunda-feira (17), para falar sobre racismo.

O dirigente citou Luighi, atacante do Palmeiras que foi vítima de injúria racial em partida da Libertadores Sub-20, e anunciou uma medida da entidade como tentativa de combate ao problema.

O que chamou mais atenção foi que Domínguez, que é paraguaio, discursou em português sobre o assunto, em claro direcionamento ao público brasileiro.

“Não posso seguir sem falar em racismo. Não posso seguir falando aqui sem falar de um problema muito grande que o futebol enfrenta”, iniciou o dirigente.

“Eu gostaria também de abordar uma questão que nos desafia como organização. O racismo é um flagelo que não tem origem no futebol. Tem origem na sociedade, mas influencia no futebol”, destacou Domínguez.

Alejandro Domínguez se disse sensibilizado com Luighi, vítima de racismo em jogo contra o Cerro Porteño pela Libertadores Sub-20, dia 6 de março. O embate aconteceu no Estádio Gunther Vogel, em Assunção, no Paraguai.

“A Conmebol é sensível a essa realidade. Como podemos não ser sensíveis a dor do Luighi? Nosso desafio é sermos juntos como aqueles que não são responsáveis por esses atos”, analisou.

“A Conmebol aplica sanções e faz tudo que está a seu alcance para mudar essa realidade, mas isso não é suficiente”, admitiu Domínguez.

Nova medida da Conmebol contra o racismo

De acordo com o dirigente, a entidade tentará promover uma ação conjunta com órgãos governamentais e associados. Para Domínguez, essa será uma maneira simultânea de responder a episódios de violência.

“Precisamos entender que o racismo está enraizado na sociedade e que o futebol, como organização, está lutando com as ferramentas que estão a seu alcance”, avaliou.

“Eu quero anunciar que a Conmebol decidiu convocar as autoridades de governos de todo o continente e as associações membros com o objetivo de estabelecer uma atuação conjunta, que permita responder, de forma simultânea, a qualquer expressão de discriminação de violência”, informou Domínguez.

Como a Conmebol agiu no ‘caso Luighi’

Durante a partida pela competição sul-americana, Luighi foi alvo de xingamentos e ofensas racistas de torcedores do Cerro Porteño.

Como forma de resposta, a Conmebol multou o clube em 50 mil dólares (R$ 285 mil na cotação atual) e ainda proibiu a presença de público nos jogos da equipe no restante da competição.

Além disso, a entidade decretou que o Cerro promovesse uma campanha de conscientização sobre o racismo nas redes sociais, durante a vigência da Libertadores Sub-20.

A sanção foi alvo de críticas de diversos setores da sociedade, incluindo o Palmeiras. O Alviverde discordou, por meio de nota oficial, da posição da entidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mãe de Emilly pede justiça e leis mais severas contra feminicídios

Reprodução’ Durante sessão na Câmara Municipal nesta terça-feira (18), a mãe de Emilly, assassinada em…

Governo estuda Minha Casa, Minha Vida para quem ganha até R$ 12 mil

O governo federal estuda estender o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) para os brasileiros que…

Cáceres ganha primeiro espaço inovação Agro Maker do Brasil

O município de Cáceres, na região centro-sul de Mato Grosso, recebeu no último dia 15…