Seja Bem Vindo - 14/10/2025 22:25

  • Home
  • Política
  • Presidente do Paraguai busca investimentos em encontro com empresários de MS

Presidente do Paraguai busca investimentos em encontro com empresários de MS

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, participou de uma reunião com empresários sul-mato-grossenses, nesta sexta-feira (3), em Campo Grande. A visita faz parte de um esforço para estreitar as relações econômicas entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul.

Protocolo de intenções foi assinado entre a Fiems e o governo do Paraguai para promover cooperação técnica (Foto: Fiems/Divulgação)

Entre os presentes no encontro na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), além de Peña, estiveram o ministro da Indústria e Comércio, Javier Gimenez Garcia de Zuñiga, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, e o diretor de Negócios da RMC (Rede Matogrossense de Comunicação), Antônio Boaventura (Tunico).

A visita faz parte da agenda da comitiva presidencial paraguaia, que está em Mato Grosso do Sul desde quinta-feira (2). Conforme a comitiva paraguaia, o objetivo é atrair investimentos, destacando as vantagens competitivas oferecidas pelo Paraguai, como baixas taxas, potencial energético e logístico.

  1. Ponte da Rota Bioceânica atinge 82% das obras

Na bagagem, a comitiva presidencial trouxe detalhes do crescimento paraguaio. O ministro da Indústria e Comércio, Javier Gimenez Garcia de Zuñiga, apresentou a empresários sul-mato-grossenses as potencialidades econômica, logística e energética do país. Informações que servem de base para investidores brasileiros enxergarem possibilidades de negócios por lá.

“Assunção é uma capital que fica a uma hora e meia de voo das principais capitais [e cidades] do continente: Santiago, Buenos Aires, São Paulo, Montevidéu, Santa Cruz, só pra significar como o país tem uma chance muito grande de trazer indústria e virar aquele hub de serviços que a gente sonha”, destacou o ministro.

Presidente do Paraguai, Santiago Peña, durante encontro com empresários na Fiems (Foto: Bruno Batista)
Presidente do Paraguai, Santiago Peña, durante encontro com empresários na Fiems (Foto: Bruno Batista)

O presidente paraguaio, Santiago Peña, destacou a importância de Mato Grosso do Sul para o Paraguai. “Mato Grosso do Sul também é mediterrâneo. Também compreendeu que o caminho do sucesso tem que ser ágil, eficiente, mais rápido que os outros. É a mesma filosofia.”

Mato Grosso do Sul e Paraguai são parceiros econômicos antigos – com uma relação estreitada recentemente pela construção da Rota Biocêanica. Mas como o país vizinho tem como meta se tornar o mais competitivo da América do Sul – comercialmente -, buscar investimento de um estado que fica ao lado faz parte dessa estratégia de expansão.

presidente paraguai
Visita do presidente do Paraguai, Santiago Peña, com Antonio Alves, diretor de negócios da RMC e o governador Eduardo Riedel (Foto: Bruno Batista)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, disse que o estado vai dar o apoio necessário para o fortalecimento das relações econômicas com o Paraguai. “Pra nós do Mato Grosso do Sul, o crescimento e desenvolvimento do país Paraguai é a nosso crescimento, o nosso desenvolvimento. Somos uma região integrada, com laços culturais fortíssimos, identidade sul-mato-grossense está ancorada nos usos, costumes e histórias da identidade paraguaia e eu não consigo separar o nosso crescimento do crescimento paraguaio”, declarou Riedel.

Durante o encontro, foi assinado um protocolo de intenções em que a Fiems se compromete a oferecer capacitação de trabalhadores paraguaios, apoiando o país vizinho na formação de mão de obra qualificada diante do crescimento da sua economia.

“A federação coloca a sua disposição o Sesi e o Senai pra fazer qualificação de mão de obra no Paraguai, pra atender o industrial brasileiro que está no Paraguai e pra atender o industrial paraguaio. Nós precisamos estender essa discussão e fazer disso uma realidade”, garantiu o vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior.

Segundo os organizadores, o encontro teve apoio do Governo do Estado e da Fiems. A expectativa é de que os negócios firmados tragam benefícios mútuos, já que os investimentos paraguaios também podem gerar contrapartidas econômicas para Mato Grosso do Sul.

Peña ressaltou a importância da Rota Bioceânica, que fortalece a integração comercial entre o Paraguai e o Estado. O país pretende se consolidar como um dos mercados mais competitivos da América do Sul, atraindo empresas interessadas em expandir suas operações.

Após o evento, o presidente paraguaio seguiu para Ribas do Rio Pardo, acompanhado pelo governador de Mato Grosso do Sul, para visitar uma fábrica de celulose instalada na cidade.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Escola realiza aulão do Enem gratuito e online para estudantes de MS

Falta pouco para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, para reforçar…

contrato do transporte coletivo de Várzea Grande é prorrogado até 2027

O transporte coletivo de Várzea Grande passa por uma reestruturação após a Prefeitura firmar um…

Mulher sequestrada é encontrada desorientada dentro de porta-malas em SP

Uma mulher de 32 anos foi sequestrada, na tarde da última segunda-feira (13), em Santo…