Seja Bem Vindo - 14/10/2025 16:36

  • Home
  • Educação
  • Professor afastado por suspeita de assédio já tem 30 denúncias pelo mesmo crime

Professor afastado por suspeita de assédio já tem 30 denúncias pelo mesmo crime

Um professor de educação física, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Cuiabá, que foi afastado das funções no fim de setembro, após denúncias de assédio sexual contra alunas, já foi denunciado por casos semelhantes dentro da instituição e já acumula 30 denúncias.

O Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF17/MT) esteve no campus para investigar as denúncias contra o servidor, que pode ter registro profissional suspenso.

Professor do IFMT é investigado por assédio sexual. (Foto: Reprodução)

Durante a ação de fiscalização, documentos e informações foram recolhidos e agora seguem para análise da Câmara de Julgamentos da entidade. Caso as denúncias sejam confirmadas, o professor poderá ser punido e perderá definitivamente o registro profissional.

O servidor, atua há 25 anos no serviço público e há 13 faz parte do quadro docente do IFMT, em Cuiabá. Ele já havia sido acusado de assédio em outro Campus, em Pontes e Lacerda, de onde foi transferido justamente por denúncias semelhantes.

Denúncias

Em Cuiabá, o professor chegou a responder dois processos por conduta sexual inapropriada, mas acabou absolvido. Desta vez, os relatos e as denúncias ganharam uma proporção, e o profissional já acumula cerca de 30 denúncias.

Pais de alunas procuraram a Polícia Civil e registraram boletins de ocorrência, enquanto a Polícia Federal abriu inquérito para investigar os fatos. O histórico do professor inclui um caso de 2014, quando foi acusado de fotografar estudantes em um vestiário.

ifmt 2
Conselho Regional de Educação Física, apura 30 denúncias contra docente do IFMT. (Foto: Cref17)

Segundo a direção do IFMT, o acusado também atuava como técnico de vôlei e acompanhava alunas em viagens para competições. Ainda segundo o campus eram nessas situações que parte dos episódios teria ocorrido.

De acordo com o coordenador de fiscalização, Júlio Garcia, toda documentação foi entregue ao CREF17/MT, que vai ouvir testemunhas, colegas de trabalho e vítimas para apurar toda conduta do profissional.

O Conselho Regional de Educação Física também informou que continuará acompanhando as investigações e reforçou que o caso será tratado com rigor e transparência, conforme determina a lei.

Nota do IFMT

Acerca dos fatos ocorridos no Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, na última sexta-feira (26/09), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) informa que está acompanhando a situação junto às famílias envolvidas. A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Campus recebeu a denúncia contra o docente e adotou imediatamente os protocolos institucionais, que incluem: encaminhamento dos pais/responsáveis à Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) e abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

O servidor foi afastado nesta terça-feira (30 de setembro) para o andamento dos processos internos. O IFMT manterá o apoio às famílias e conduzirá a investigação interna, sob responsabilidade da Corregedoria, para apuração detalhada dos fatos.

A instituição reforça seu compromisso com a atuação proativa e rigorosa na apuração de irregularidades, assegurando a devida responsabilização e a preservação da integridade do serviço público. O IFMT destaca, ainda, que denúncias ou informações relacionadas a má conduta ou irregularidades devem ser registradas junto à Ouvidoria, por meio da plataforma Fala.BR.

  1. Professor do IFMT é afastado após suspeita de assédio em aula de natação

  2. Denúncia em UBS de Sorriso levanta alerta: o que fazer diante de importunação sexual

  3. A comunicação pode combater ou perpetuar a violência contra a mulher

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

contrato do transporte coletivo de Várzea Grande é prorrogado até 2027

O transporte coletivo de Várzea Grande passa por uma reestruturação após a Prefeitura firmar um…

Mulher sequestrada é encontrada desorientada dentro de porta-malas em SP

Uma mulher de 32 anos foi sequestrada, na tarde da última segunda-feira (13), em Santo…

Reestruturação de dívidas, um resgate da esperança!

O superendividamento não é uma simples estatística; é uma crise humanitária que consome silenciosamente a…