Seja Bem Vindo - 18/11/2025 10:46

professora ensina estratégias para bom desempenho

O segundo dia do Enem 2025 deve exigir dos candidatos uma interpretação integrada entre textos, gráficos e tabelas — é o que destaca a professora de matemática da Rede Estadual, Alessandra Silva. Segundo ela, a prova de matemática e ciências da natureza costuma trazer situações do cotidiano e problemas contextualizados, exigindo atenção redobrada dos estudantes.

“É fundamental que o aluno esteja preparado para interpretar diferentes formatos de informação. O Enem trabalha muito a leitura de gráficos, tabelas e textos de apoio”, orienta.

Serão 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre matemática e suas tecnologias e ciências da natureza.

Segundo dia de prova do Enem 2025 será neste domingo. – Foto: Reprodução

Para Alessandra, os conteúdos de maior peso em matemática incluem aritmética e álgebra (como porcentagem, razão, proporção, regra de três e equações), geometria plana e espacial, estatística e probabilidade (média, moda, mediana, gráficos) e funções de 1º e 2º grau.

A professora também reforça a importância de estratégias de gestão do tempo. “Concentrar-se nas informações apresentadas e organizar a ordem de resolução das questões ajuda a maximizar a performance”, afirma.

Prova neste domingo

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado neste domingo (16), com os mesmos procedimentos de segurança adotados no primeiro dia. Os candidatos responderão às questões de ciências da natureza e matemática.

  • Horários:
    • Abertura dos portões: 12h
    • Fechamento dos portões: 13h
    • Início da aplicação: 13h30
    • Término das provas: 18h30 (meia hora antes em relação ao primeiro domingo)

A saída sem o caderno de prova será permitida a partir das 15h30. Para levar o caderno, o participante deve permanecer até 18h. Candidatos com tempo adicional aprovado pelo Inep terão acréscimo de 60 minutos, ou de 120 minutos nos casos de videoprova em Libras.

Documentos e materiais permitidos

É obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto, físico ou digital. A prova deve ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente. Objetos eletrônicos devem permanecer desligados e lacrados em envelope fornecido pelo aplicador.

Cartão de Confirmação

O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante e, embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o documento impresso para evitar contratempos.

Reaplicação

A reaplicação do Enem para candidatos afetados por desastres naturais ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre 17 e 21 de novembro, até 12h, na Página do Participante.

Aplicação no Pará

Em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

  1. Três em cada quatro famílias em MT vivem com até 2 salários-mínimos

  2. Sem vestibular: universidade pública tem 476 vagas abertas em MS

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

IFMS abre mais de 1,6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 cidades

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para 1.665 vagas em…

Lúdio fala sobre perda de dinheiro da saúde, erros no BRT, segurança e 2026

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou temas centrais da política mato-grossense durante participação no…

Empresa da família de Neymar compra marca Pelé e inicia tratativas com o Santos – PNB Online

A NR Sports, empresa dos pais de Neymar, adquiriu a marca Pelé após uma negociação…