Seja Bem Vindo - 30/10/2025 13:43

  • Home
  • Geral
  • Programa REM MT promove workshop sobre Sisflora 2.0 e apresenta novas funcionalidades do sistema

Programa REM MT promove workshop sobre Sisflora 2.0 e apresenta novas funcionalidades do sistema

O Programa REM MT e a Superintendência de Gestão Florestal da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SUGF/SEMA) realizaram na última terça-feira (11) o Workshop: Sisflora 2.0 – Módulo Auditoria, que apresentou novas funcionalidades e aperfeiçoamentos previstos para o sistema. O evento reuniu representantes da Superintendência de Fiscalização da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), Ministério Público (MPMT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Como primeiro evento da segunda fase do Programa REM MT, o workshop foi realizado pelo subprograma Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes (FIPPE) e teve como objetivo reunir sete instituições de comando e controle, cinco estaduais e duas federais, para discutir melhorias no módulo auditoria do sistema Sisflora e apresentar novas ferramentas tecnológicas para interpretação de grandes volumes de dados.

A analista ambiental da SEMA-MT, Francieli do Nascimento, que atua como ponto focal no Programa REM MT, falou sobre a importância do workshop: “É muito importante que eles conheçam essas novas ferramentas e os órgãos também troquem informações entre si. O workshop teve também o objetivo de promover esse encontro dos que trabalham no mesmo tema, fazendo com que eles troquem experiências e estabeleçam contato pessoal para possíveis ajudas mútuas e dúvidas futuras. Eles podem se ajudar independente da instituição em que atuam, trabalhando de forma conjunta em prol do meio ambiente”.

Tatiana Arruda, superintendente de Gestão Florestal da SEMA-MT, foi uma das palestrantes do workshop e destacou que o encontro também teve o objetivo de captar sugestões de melhorias para o Sisflora 2.0: “O sistema atualizado já está implantado há mais de um ano e esse módulo de auditoria é muito importante para os órgãos de comando e controle. Então, como eles já estão há um ano manuseando todas essas informações, eles trazem suas experiências para alinhar com o que o sistema fornece e as ações fiscalizatórias. Essa troca de experiência foi fundamental para que a gente consiga trazer melhorias para o sistema”.

A analista ambiental do IBAMA, Marcia Molter Volpe, também participou do evento como palestrante e apresentou exemplos práticos do uso do sistema: “Nós apresentamos o trabalho que realizamos no IBAMA, que é a detecção de fraude utilizando sistemas florestais como o Sisflora, no caso de Mato Grosso e o DOF que é do IBAMA. Falamos sobre alguns casos, que trabalhamos ao longo dos anos, que através do sistema a gente pôde detectar fraudes para orientar a fiscalização em campo, dessa forma, foi possível mostrar na prática como é realizada a detecção”.

SISFLORA 2.0

O Programa REM MT investiu R$1,13 milhão na atualização do Sisflora para a versão 2.0 em 2023. Na versão anterior, o sistema acompanhava a extração de madeira pelo inventário florestal, com volumes estimados para a exploração. Com a atualização, os dados ficaram ainda mais precisos devido a rastreabilidade implementada na cadeia de custódia, garantindo maior segurança, controle e monitoramento do volume autorizado na exploração florestal.

Outra atualização importante na versão 2.0 do Sisflora foi a ligação com o sistema federal de controle de Transporte de Madeira – DOF. Se um empreendimento cometer fraude, detectada no DOF, automaticamente também será bloqueado no SISFLORA 2.0.

CONHEÇA O REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.

O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Com incentivo aos alunos, Reme de Corumbá inicia SAEB 2025 nesta quarta

Os alunos da rede municipal de ensino de Corumbá irão realizar as provas do SAEB…

Mauro Mendes volta criticar as leis brasileiras em meio à guerra no Rio de Janeiro

O governador Mauro Mendes (UB) voltou a criticar as leis brasileiras em meio a uma…