Seja Bem Vindo - 06/11/2025 03:31

  • Home
  • Educação
  • Projeto Conecta Jovem forma nova geração de talentos em tecnologia – Log Lab

Projeto Conecta Jovem forma nova geração de talentos em tecnologia – Log Lab

Um projeto que une oportunidade, inclusão social e inovação tecnológica vai transformar o futuro de jovens mato-grossenses. O Conecta Jovem, idealizado pela empresa Log, Lab em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferece formação gratuita na área de tecnologia para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

O projeto tem como principal objetivo quebrar as barreiras sociais e criar oportunidades concretas para os jovens de Cuiabá e Várzea Grande. (Foto: Jolismar Gonçalo)

Durante o lançamento do projeto nesta terça-feira (4), o CEO da Log Lab, Fernando Pereira, explicou que a iniciativa nasceu de uma inquietação pessoal.

“Eu comecei no mercado de tecnologia aos 16 anos, como estagiário de manutenção e montagem de computadores. Hoje, com uma empresa de 600 colaboradores, quis devolver para a sociedade tudo o que a tecnologia me proporcionou”, afirmou.

Segundo Fernando, a prioridade do projeto é atender jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais de 150 estudantes se inscreveram no edital e a seleção da primeira turma ocorreu em várias etapas, como o envio de vídeos, dinâmicas em grupo, apresentação e análise por banca avaliadora.

“Selecionamos 17 jovens para essa primeira turma, que começa hoje. A seleção foi feita com foco não só no conhecimento técnico, mas na mentalidade e comportamento — queremos desenvolver pessoas preparadas para o mercado de trabalho”, destacou.

A parceria com a UFMT foi fundamental para dar forma ao projeto. Enquanto a universidade oferece a base acadêmica e metodológica, a Log Lab traz os desafios reais do mercado. Para Fernando Ferreira, a união da academia com setor privado é a diferença nos países desenvolvidos que faz dar certo.

Para o estudante aprovado no curso, Dhenik Duarte, de 20 anos, a oportunidade é única para ele que sonha em crescer na carreira de tecnologia.

WhatsApp Image 2025 11 04 at 14.11.14
Dhenik Duarte, aluno aprovado no curso ofertado pela Loglab (Foto: Jolismar Gonçalo)

“Estou com uma expectativa muito grande porque estou em fase de transição de carreira. Trabalho na área de engenharia civil e quero transicionar para a tecnologia. E esse curso vai me impulsionar e vou colocar essa ideia em prática”, contou.

Sobre os cursos

Os cursos somam 250 horas de formação e abrangem áreas como desenvolvimento de software, design e games. Para garantir que os alunos possam frequentar as aulas sem dificuldades, o programa também oferece bolsas de incentivo, vale-alimentação e vale-transporte.

“Temos alunos que vêm de longas distâncias. Por isso, é essencial oferecer esse apoio financeiro, para que eles possam se dedicar integralmente à qualificação”, explicou Fernando

A expectativa é que o Conecta Jovem tenha novas edições e alcance ainda mais participantes. “O interesse foi enorme, mesmo com pouco tempo de divulgação. Isso mostra que há muito talento esperando por oportunidade e talento não tem CEP”, concluiu Fernando Pereira.

image00003
O Conecta Jovem é uma oportunidade de ofertar capacitação tecnológica de forma gratuita aos jovens. (Foto: Jolismar Bruno)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Parque Florestal de Sinop receberá calçada ecológica em seu entorno

Nos próximos dias, a calçada de terra no entorno do Parque Florestal de Sinop dará…

Câmara de Sinop realiza noite de homenagens e entrega de Títulos e Moções

A Câmara Municipal de Sinop realizou, na noite desta terça-feira (4), uma Sessão Solene especial…

Apreendidas 30 garrafas de whisky suspeitas de adulteração com metanol em MT

Trinta garrafas de whisky suspeitas de pertencerem a lotes de bebidas adulteradas com metanol foram…