Seja Bem Vindo - 11/02/2025 13:52

  • Home
  • Geral
  • Rondonópolis cita perda de receita no campo e decreta emergência por seca

Rondonópolis cita perda de receita no campo e decreta emergência por seca

Com o acúmulo de prejuízos na produção por causa da seca entre setembro e dezembro de 2023, o prefeito de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), José Carlos do Pátio (PSB), decidiu decretar situação de emergência no município. A medida atende a um pedido do Sindicato Rural de Rondonópolis e foi publicada no Diário Oficial de 5 de fevereiro.

Segundo o documento, a crise climática causou “prejuízos de ordem moral, material e ambiental, que afetam gravemente a agricultura e pecuária, refletindo na economia e a qualidade de vida da população do município”.

E que “a estiagem vem afetando a renda das famílias, notadamente as da zona rural, diante dos altos prejuízos causados na agricultura familiar e na pecuária, devido a perda das safras, impactando diretamente o comércio local e demais setores da sociedade”.

O decreto de emergência tem como base o laudo meteorológico realizado pela Defesa Civil municipal que foi divulgado em 29 de janeiro. A validade do documento é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais três meses.

A formalização da situação de emergência beneficia principalmente os produtores rurais, que poderão receber recursos do Estado e do Governo Federal para lidar com os prejuízos, além de terem comprovação da situação atípica para renegociar dívidas junto às instituições financeiras.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

USP abre vagas para cursos online e gratuitos; confira a lista

A USP (Universidade de São Paulo) está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos online.…

MVP do Super Bowl celebra conquista histórica após jornada de superação

Enquanto a chuva de confetes caía e seus companheiros do Philadelphia Eagles comemoravam ao seu…

Deputado réu por jogo do bicho vai para comissão de Justiça da Alems

Pasta mais importante da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a CCJR (Comissão…